quarta-feira, 30 de abril de 2008

Na Rua, de Olho Pra Lua!

Neste próximo dia 10 de maio, sábado, a partir das 19 horas, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estarão realizando mais uma edição do projeto "Na Rua, de Olho Pra Lua!", na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina.
Os participantes terão à disposição 6 (seis) telescópios, com os quais será possível observar a Lua (com suas crateras e montanhas), Saturno (com seu belíssimo sistema de anéis) e outros objetos, como o aglomerado globular "Ômega Centauro" (com seus milhões de estrelas).

Além da observação dos astros com o uso de telescópios, haverá a exibição de vários vídeos relacionados à Astronomia, bem como diversas palestras, sempre didáticas e recheadas de imagens e vídeos.

Os estagiários do MCTL irão apresentar o "Show da Física" e o "Show da Química", com várias experiências supreendentes.

Nesta edição do "Na Rua, de Olho Pra Lua!" haverá o sorteio de um telescópio "didático", construído pelo membro do GEDAL e do MCTL, Júlio Balielo. Na ocasião, o Júlio estará apresentando o equipamento e ensinando os interessados a construirem este tipo de instrumento. No blog dele, http://astronomiaemfoco.blogspot.com/, você pode conferir mais sobre este tipo de equipamento.

Além do telescópio, serão sorteados vários outros brindes, como pôsteres, CD-ROM's, adesivos e cartões holográficos da NASA (Agência Espacial Norte Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia).
A participação no evento é gratuita, e aberta a todos.

Para maiores informações, entre en contato com o GEDAL pelo e-mial grupogedal@gmail.com.



terça-feira, 22 de abril de 2008

Conjunção entre a Lua e Júpiter – Observação no BREU

Neste sábado, dia 26 de ABRIL, teremos uma conjunção entre a Lua e Júpiter.

O termo “conjunção” se refere ao fato de que, vistos da Terra, dois ou mais corpos celestes PARECEM estar alinhados e bem próximos entre si. Note que eles PARECEM estar próximos. Na verdade, as distâncias são gigantescas!

Neste sábado, teremos este fenômeno envolvendo nosso satélite natural, a Lua, e o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter.

Na ocasião, os dois astros estarão, em nosso céu, separados por cerca de 2,5º, ou o equivalente a 5 “Luas Cheias”.

A imagem acima mostra como veremos os astros, à meia-noite entre sábado e domingo.

Com uma maior aproximação, vemos, ao lado, a separação entre os dois corpos de forma mais nítida.

Além da conjunção, estaremos observando os planetas Marte e Saturno, além de inúmeras galáxias, nebulosas e diversos aglomerados estelares.

Para acompanhar o fenômeno (e finalmente estrear o novo telescópio recentemente adquirido pelo MCTL), o GEDAL e o MCTL estarão realizando uma sessão de observação astronômica no BREU (Base Reservada de Estudos do Universo). O nome pode parecer “pomposo”, mas se refere ao final da Estrada do Limoeiro.

Chegar ao BREU é bem simples: siga pela Av. Salgado Filho (atrás do Aeroporto de Londrina) e, a partir do Tiro de Guerra, conte 11,7km. Ao final do trecho asfaltado da Estrada do Limoeiro, a estrada que é bem estreita forma uma espécie de “balão”, utilizado pelos ônibus de transporte coletivo para fazer o “retorno”. É justamente neste “balão” onde montamos os equipamentos. Depois deste local, a estrada se divide em duas, ambas de terra. Ao lado, uma imagem obtida pelo Google Earth do BREU. Note que, ao lado do “balão” há um campo de futebol.

Abaixo, para uma melhor compreensão, uma outra imagem do Google Earth, mostrando o trajeto desde o Tiro de Guerra até o BREU. São quase 12km de estrada totalmente asfaltada. A partir do km 5, aproximadamente, a estrada passa a ter apenas uma única faixa de rolagem, ou seja, dirija com cuidado e, em caso de cruzar com outro veículo, utilize o acostamento do seu lado para permitir que os dois veículos passem pela estrada.

Nos encontraremos no BREU a partir das 21 horas. Para quem quiser ir em “caravana”, alguns membros do GEDAL e do MCTL estarão se encontrando na Praça Nishinomiya, ao lado do trailer do “Jaime Lanches” a partir das 20 horas, saindo de lá, rumo ao BREU, às 20:30.

Em caso de dúvidas ou para maiores informações, entre em contato com o GEDAL pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo telefone (43) 9962-9996 (Miguel), ou com Ferdinando, do MCTL, pelo e-mail ferdinando@uel.br ou pelo (43) 3371-4728 / 9972-3042.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

De Olho No Céu

2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada terá até sorteio de telescópio


Na noite deste sábado, dia 12 de abril, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estarão participando da 2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada, a partir das 19 horas, na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina.

Este evento foi idealizado pelo grupo Sidewalk Astronomers (“Astrônomos de Calçada”), fundado em 1.968, na Califórnia, pelo astrônomo amador John Dobson, mundialmente famoso por ter inventado um telescópio de construção fácil e barata, chamado, em sua homenagem, de “telescópio dobsoniano”.

A 2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada busca reunir grupos de Astronomia em todo o mundo, com o objetivo de divulgar a observação do céu em sua forma mais direta e pura: a observação telescópica. Para isto, o GEDAL e o MCYL estarão reunidos na noite deste sábado, a partir das 19 horas, na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, com vários telescópios montados à disposição do público, e também relaizando várias palestras com temas relacionados à observação astronômica.

O evento realizado em Londrina e demais cidades do Paraná (Curitiba e São Mateus do Sul) também fazem parte das comemorações do “Ano Internacional da Astronomia”, que ocorrerá em 2.009.

Nesta noite, a observação dará ênfase à Lua (com suas crateras e montanhas) e Saturno (com seu belíssimo conjunto de anéis)

Sorteios

O GEDAL e o MCTL estarão sorteando diversos brindes nesta noite, tais como CD-ROM, pôsteres e adesivos da NASA (Agência Espacial Norte Americana) e ESA (Agência Espacial Européia). Além destes brindes, haverá o sorteio de um telescópio.


Telescópios

Neste sábado, o GEDAL e o MCTL estarão realizando a “primeira luz” de seu mais novo telescópio. A “primeira luz” é estréia do equipamento. Trata-se de um telescópio dobsoniano (do mesmo modelo daquele criado pelo John Dobson), com altíssima qualidade de imagem, construído por um dos maiores especialistas do Brasil na construção de telescópios, Alissandro Coletti, de Curitiba. Além deste equipamento, outros seis telescópios serão levados ao local pelos grupos.

Fica o convite a todos aqueles que têm telescópios em suas casas, independentemente de tamanho ou qualidade, ou mesmo que não saiba manuseá-lo adequadamente, para que leve seu equipamento para a Praça Nishinomiya, onde haverá monitores para auxiliar na montagem e utilização destes equipamentos. O Objetivo é reunir o maior número possível de telescópios


Paraná

Além de Londrina, estarão participando das atividades da 2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada os seguintes grupos:

- Grupo Arte Com Ciência
São Mateus do Sul, no Posto Castrovel, centro da cidade, a partir das 19 horas. z

- CAUTEC e CACEP
Curitiba, no Relógio das Flores, no Centro Histórico de Curitiba, a partir das 19 horas.




Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo telefone (43) 9962-9996.