sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cursos de Astronomia do GEDAL / MCTL terão dois dias para inscrições!!

Informamos a todos que, a pedidos, teremos 2 (dois) dias para as inscrições nos cursos que serão promovidos pela parceria GEDAL / MCTL.
Os interessados em participar do "Curso sobre a Série Cosmos" ou do "Curso Modular de Astronomia Amadora" poderão optar por fazer suas inscrições neste sábado, dia 31/05/2008, ou no próximo final de semana, no dia 07/06/2008.
Desta forma, aqueles que aproveitarem o feriado desta sexta-feira, em Londrina, para viajar, poderão participar normalmente das atividades.
Assim, frisamos então que as primeiras atividades dos cursos serão realizadas em dois dias: 31/05/2008 e 07/06/2008, sendo que as inscirções também serão efetuadas nos mesmos dias.
Já no dia 21/06/2008, as atividades voltarão a ser realizadas num só dia.
Contamos com a ajuda de todos na divulgação destes cursos, lembrando que as duas atividades são destinadas ao público em geral.
Maiores informações diretamente no link dos cursos: http://gedal.blogspot.com/2008/05/curso-sobre-mostra-cosmos-e-curso.html
Ou pelos e-mails grupogedal@gmail.com ou pelo ferdinando@uel.br, ou pelo telefone (43) 9962-9996 (com Miguel F. Moreno) ou (43) 9972-3042 (com Ferdinando Zapparoli).

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Neste sábado tem "Na Rua, de Olho Pra Lua!"

Neste sábado, dia 24 de maio, a partir das 19 horas, na Praça Nishinomiya (em frente ao Aeroporto de Londrina) teremos mais uma edição do projeto Na Rua, de Olho Pra Lua!, uma iniciativa do GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) em parceria com o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina).

Na ocasião, diversos telescópios serão colocados à disposição dos participantes, para a observação da Lua (com suas crateras e montanhas), Saturno (e seu belíssimo sistema de anéis) e outros astros. Haverá também a exibição de vídeos e apresentação de palestras sobre variados temas relacionados à Astronomia. E não podemos esquecer do “Show da Física” e do “Show da Química”, apresentados pelos estagiários do MCTL.

Será sorteado, entre os participantes do evento, um telescópio didático, construído por um dos integrantes do GEDAL e do MCTL, Júlio Balielo. Haverá também o sorteio de outros brindes, como CD-ROM’s, pôsteres e adesivos da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia).

O evento é gratuito e aberto à participação de todos.

Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails grupogedal@gmail.com ou pelo ferdinando@uel.br, ou pelo telefone (43) 9962-9996 (com Miguel F. Moreno) ou (43) 9972-3042 (com Ferdinando Zapparoli).

terça-feira, 20 de maio de 2008

Curso sobre a Série Cosmos e Curso Modular de Astronomia Amadora

O GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – Universidade Estadual de Londrina) estarão promovendo, o “Curso sobre a Série Cosmos”.
A série Cosmos foi escrita por Carl Sagan, um dos maiores divulgadores da Ciência de todos os tempos e, em seus 13 (treze) episódios, leva seus expectadores a um mergulho profundo pelos maiores mistérios da Astronomia e da Ciência como um todo. Esta série já foi assistida por mais de meio bilhão de pessoas em todo o mundo. Embora produzida no início da década de 80, os episódios continuam atuais, com Carl Sagan transmitindo, de forma didática e apaixonada, uma enorme gama de informações.
Hoje, praticamente todas as escolas e colégios estaduais do Paraná dispõem, em seus acervos, do “box” desta série, contendo 5 DVD’s.
Para permitir a todos (e, em especial, ao professores de nível fundamental e médio) uma melhor compreensão sobre os temas tratados pela série, além de esclarecer suas dúvidas e apresentar sugestões de abordagem ao conteúdo dos episódios junto aos alunos, o GEDAL e o MCTL-UEL estarão promovendo a segunda edição do Curso sobre a Série Cosmos. Este curso consiste em 7 (sete) encontros mensais, entre os meses de maio e novembro de 2.008, sempre aos sábados, no período vespertino (tarde). Em cada encontro serão exibidos dois episódios da série, seguindo-se a uma palestra onde alguns dos temas abordados pelo episódio assistido serão abordados de forma mais detalhada e apresentando sugestões de como trabalhar o conteúdo com os alunos e, após, tempo para perguntas dos participantes. Haverá então um intervalo para coffee break e retomada da exibição do episódio seguinte.
A programação será a seguinte:
14:00 – Exibição de episódio da Série Cosmos
15:00 – Palestra
15:30 – Bate-papo sobre os temas abordados (perguntas)
15:50 – Coffee Break
16:10 – Exibição de episódio da Série Cosmos
17:10 – Palestra
17:40 – Bate-papo sobre os temas abordados (perguntas)
18:00 – Encerramento

As datas dos encontros serão:
· 31/05/2008 e 07/06/2008 (duas datas para inscrições)
· 21/06/2008
· 26/07/2008
· 23/08/2008
· 20/09/2008
· 18/10/2008
· 22/11/2008

Os episódios e suas respectivas palestras serão:
Episódio 01 - “Às Margens do Oceano Cósmico”
Palestra: Uma viagem entre o grande e o muito grande
Episódio 02 – “Uma Voz na Sinfonia Cósmica”
Palestra: Onde estão os outros? A busca pela origem da vida na Terra e no Universo
Episódio 03 – “A Harmonia dos Mundos”
Palestra: Da Astrologia à Astronomia
Episódio 04 – “Céu e Inferno”
Palestra: Os viajantes do Sistema Solar
Episódio 05: “Os Segredos de Marte”
Palestra: Desvendando o Planeta Vermelho
Episódio 06: “A Saga dos Viajantes”
Palestra: No reino dos gigantes – os planetas gasosos
Episódio 07: “O Esqueleto da Noite”
Palestra: A evolução do conhecimento astronômico
Episódio 08: “Viagens pelo Tempo e Espaço”
Palestra: Para o alto, e avante – os efeitos da Relatividade nas viagens espaciais
Episódio 09: “A Vida das Estrelas”
Palestra: As fornalhas do Universo
Episódio 10: “O Limite da Eternidade”
Palestra: Do Big Bang aos dias de hoje
Episódio 11: “A Persistência da Memória”
Palestra: O cérebro humano - a melhor máquina do mundo
Episódio 12: “Enciclopédia Galáctica”
Palestra: Os fantasmas da Humanidade
Episódio 13: “O Futuro da Terra”
Palestra: Ecologia cósmica – em busca de um futuro sustentável


O curso será realizado No Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina - MCTL, no campus da UEL.
Aos interessados, nestas mesmas datas, entre as 10:00 e 12:00, no Centro de Ciências do MCTL, no campus da UEL, o GEDAL e o MCTL estarão promovendo outra atividade, o Curso Modular de Astronomia Amadora, igualmente com 7 (sete) encontros).
Os temas abordados serão:
§ A Astronomia no dia-a-dia
§ Sistema Solar
§ Estrelas
§ Galáxias e Cosmologia
§ Astrobiologia
§ Instrumentação Astronômica
§ Observação do Céu (com observação do céu noturno)

No site http://gedal.blogspot.com/ pode ser conferida a programação dos dois cursos.
As inscrições custam R$25,00 (para cada curso), e poderão ser feitas no local, no primeiro dia do curso (31/05/2008 ou 07/07/2008), das 09:30 às 10:00 (para o Curso Modular de Astronomia Amadora) e das 13:30 às 14:00 (para o Curso sobre a Série Cosmos). As vagas são limitadas (50 para o Curso Modular de Astronomia Amadora e 50 para o Curso sobre a Série Cosmos)
Serão emitidos certificados pela UEL com carga horária de 30 horas (Curso Modular de Astronomia Amadora) e 42 horas (Curso sobre a Série Cosmos)
Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails grupogedal@gmail.com ou pelo ferdinando@uel.br, ou pelo telefone (43) 9962-9996 (com Miguel F. Moreno) ou (43) 9972-3042 (com Ferdinando Zapparoli).

Contamos com a participação de todos

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mande seu nome para a Lua!


A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) está planejando uma nova missão para a Lua: a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) (http://lunar.gsfc.nasa.gov/index.html).

Esta missão robótica está programada para ser lançada a partir de 24 de novembro deste ano. Um dos principais objetivos da LRO é preparar as condições técnicas necessárias para uma futura exploração humana da Lua.

A "novidade" é que esta sonda levará o nome de inúmeras pessoas, gravados na "memória" do equipamento.

E você? Quer mandar seu nome também?? É simples: acesse o site http://lro.jhuapl.edu/NameToMoon/ e digite seu nome! E, se quiser, pode imprimir e/ou salvar o "Certificado" de participação no projeto!

O nome do GEDAL já está lá!

Um abraço a todos

Miguel F. Moreno
GEDAL / MCTL

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Participe do projeto SETI@Home e concorra a prêmios da NASA e da ESA


Não sei se todos conhecem, mas há um projeto bem "grande", chamado "SETI", abreviação do inglês para "Busca de Inteligência Extra-Terrestre". É o projeto que aparece no filme "Contato", com a atriz Jodie Foster, baseado na obra homônima do Carl Sagan. Este projeto consiste em se captar sinais de rádio vindos do espaço através de grandes radiotelescópios, que são como "antenas parabólicas gigantes". Os dados são então submetidos a uma série de análises através de softwares que buscam indícios de sinais "não naturais", ou seja, sinais vindos de uma outra civilização no Universo! Os dados, em sua maioria, são oriundos do Radiotelescópio de Arecibo, o maior do mundo, com mais de 300m de diâmetro.

Mas há um grande problema: é muito dado para pouco computador do SETI processar! Assim, há alguns anos atrás, criaram um programa chamado SETI@Home, que era um screensaver que você instalava no seu computador e, quando este estava ocioso, fazia o download de pequenos pacotes de dados do SETI, analisava-os e enviava os resultados para a "central". Foi um sucesso absoluto, com milhões de usuários em todo o mundo. Hoje, o projeto não utiliza mas aquele velho screensaver. Atualmente, o SETI@Home é "rodado" num programa chamado "BOINC", desenvolvido na Universidade de Berkeley. Este programa permite que você "trabalhe" para os mais variados projetos. Para entender melhor, leia o texto da página http://www.setiathome.com.br/grupos/setibr/oquee.htm Gostaria de indicar a todos o download deste programa, e que participem dos projetos. Não custa nada! O computador não vai ficar mais "lerdo" por causa do BOINC. Ele se vale da capacidade ociosa do computador, ou seja, aquela capacidade que você NÃO está utilizando! E você pode instalar o programa em vários computadores diferentes e utilizar o seu cadastro, de modo que você terá várias máquinas somando créditos para a SUA conta! Para baixar o BOINC, acesse o site http://boinc.berkeley.edu/download.php, em português! Depois de instalado o programa, quando você tiver que digitar o site do projeto do qual irá participar, digite http://setiathome.berkeley.edu/ . Para quem quiser, este também é o site do projeto SETI@Home. Agora que você já é um colaborado do SETI@Home, queria pedir uma coisa: nós do GEDAL temos um "grupo" de análise, que consiste no fato de que os seus "créditos", ou seja, os dados que você processa, além de computarem para a sua conta particular, também serão somados ao GEDAL@Home. O endereço do grupo é http://setiathome.berkeley.edu/team_display.php?teamid=115924 . Hoje, estamos com mais de 60.000 unidades de crédito contabilizadas!
"Mas, o que eu GANHO participando disso??"Primeiramente, você ganha a satisfação de estar participando de um dos maiores projetos de cooperação científica de todos os tempos. E, se você se juntar ao grupo GEDAL@Home estará concorrendo a brindes!! Isso mesmo!! Estaremos sorteando todos os meses, desde abril, dois associados do GEDAL@Home, que ganharão "kit's" com CD-ROM, adesivos e pôster da NASA (Agência Epacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia). Os prêmios serão assim distribuídos:- 01 kit com 01 CD-ROM, 02 adesivos e 01 pôster para o associado que processar o maior número de créditos durante o mês;- 01 kit com 01 CD-ROM, 02 adesivos e 01 pôster para um associado ATIVO (será considerado "ativo" o associado que processar qualquer quantidade de crédito durante o mês), escolhido através de SORTEIO. O associado que processar o maior número de créditos e, portanto, ganhar um dos kit's, não concorrerá ao segundo kit sorteado. Hoje, nossos créditos estão se aproximando dos 65.000. Quando alcançarmos a cifra de 100.000 unidades de crédito analisadas e seus múltiplos (200, 300, 400 e 500 mil), teremos sorteios "especiais", premiando mais dois associados, independentemente do sorteio mensal, da seguinte forma: - 02 kit's com 01 CD-ROM, 02 adesivos e 01 pôster para dois associados ATIVOS (serão considerados "ativos" os associados que processarem qualquer quantidade de crédito durante o período necessário a se atingir os valores de 100.000 unidades de crédito e seus múltiplos), escolhidos através de SORTEIO. Todos os associados concorrerão a estes prêmios, inclusive aqueles que tenham sido premiados no sorteio mensal ou pelo seu total de processamento no mês.Neste início de maio, já tivemos 4 associados premiados (2 com os prêmios "mensais" e 2 nos sorteios referentes á meta de 50.000 unidades, atingida neste mês de abril) Lembre-se da fazer o cadastro no GEDAL@Home com o seu nome, e manda um e-mail para "grupogedal@gmail.com" informando seus dados como nome completo, e-mail e "nome" no GEDAL@Home, para que possamos identificá-lo corretamente quando você for premiado!Em caso de dúvidas, por favor, entrem em contato conosco.