sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Planetário de Londrina com programação especial de férias


O Planetário de Londrina estará com uma programação especial para este final de férias.

Serão sessões infantis e adultas, em vários dias da semana, e também a exibição de filmes de ficção científica, com temas ligados à Astronomia.

Os ingressos para as sessões estarão à venda na bilheteria do mesmo e os preços sãoR$ 3,00 meia entrada e R$ 6,00 inteira. Os filmes que estarão sendo exibidos são de caráter educacional e Gratuitos, sendo que os ingressos devem ser retirados  na Secretaria no Planetário em horário comercial, já que as vagas são limitadas (44 lugares por sessão ou filme). Todos os filmes e sessões são livres a todas as idades.

O Planetário de Londrina fica ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi ("Super Creche"). A entrada é pela travessa entre o Museu Histórico e a "Super Creche".

Cique na imagem abaixo para ver a programação:


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Atividades marcam a abertura do Ano Internacional da Astronomia em Londrina

Atividades marcam a abertura do Ano Internacional da Astronomia em Londrina

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, diversas atividades marcarão a abertura oficial das atividades do Ano Internacional da Astronomia em Londrina. A escolha de 2.009 para esta comemoração faz referência aos 400 anos das primeiras observações do céu com um telescópio, realizadas pelo italiano Galileu Galilei (ao lado), em 1.609. Depois disto, a Astronomia e nosso conhecimento do Universo nunca mais seriam os mesmos.

Em Londrina, as atividades nesta semana serão realizadas pelo GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), pelo MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) e pelo Planetário de Londrina.As atividades em Londrina serão as seguintes:

- 20/01
+ Local: Praça Tomi Nakagawa ("Praça do Centenário da Imigração Japonesa" - Av. Leste-Oeste, ao lado do PAI - Pronto Atendimento Infantil)
+ Horário: das 20 às 23 horas
O GEDAL, o MCTL e o Observatório montarão 4 telescópios para a observação do céu e um telão onde serão exibidos vídeos e palestras sobre Astronomia. Haverá também a apresentação do "Show da Física" e do "Show da Química" com os estagiários do MCTL. O GEDAL e o MCTL realizarão sorteio de brindes da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia). Estas atividades marcarão o início oficial das atividades do Observatório Astronômico de Londrina.

- 23/01
+Local: Planetário de Londrina (anexo à Supercreche, ao lado do Museu Histórico)
+Horário das sessões:
+ 16h- uma sessão infantil (crianças maiores de 5 anos) com "O príncipe sem nome";
+17h - "Voyager",para maiores de 11 anos.
+17:45 - palestra" 400 anos da luneta de Galileu Galilei". Prof. Newton Cesar Florêncio
+19 h – Observação do céu noturno com telescópio Óptico, com participação do GEDAL e seus telescópios no pátio do Planetário.

- 24/01
+ Local: Planetário de Londrina (anexo à Supercreche, ao lado do Museu Histórico)
+ Horário das sessões:
+ 16h- uma sessão infantil (crianças maiores de 5 anos) com "O príncipe sem nome";
+17h - "Voyager",para maiores de 11 anos.
+17:45 - palestra" 400 anos da luneta de Galileu Galilei". Prof. Newton Cesar Florêncio
+18:30 - Transporte de ônibus da UEL para a Praça Nishinomiya.
OBS: Os Ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados na secretaria do Planetário, de 19 a 22 de Janeiro de 2009, no horário comercial, devido ao reduzido número de lugares no planetário.

Local: Praça Nishinomiya (Av. Santos Dumont, em frente ao Aeroporto de Londrina)
Horário: das 20 às 23 horas
Abertura Oficial do Ano Internacional da Astronomia em Londrina. O GEDAL me o MCTL montarão seis telescópios para a observação dos principais astros visíveis, com destaque para os planetas Vênus e, no final do período, Saturno. Haverá também a exibição de vídeos e apresentação de palestras com temas astronômicos. Estagiários do MCTL complementam as atividades com o "Show da Física" e "Show da Química". O evento é aberto a todos e a participação é gratuita. O local é a Praça Nishinomiya, Londrina/PR. Nesta ocasião, estarão sendo sorteados diversos brindes aos assistentes, como CD-ROM's, pôsteres e cartões holográficos da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia).

Para maiores informações:
- Miguel Fernando Moreno (GEDAL / MCTL): 9962-9996

- Ferdinando Zapparoli (MCTL / Observatório / GEDAL): 9972-3042