sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Atividades neste sábado

Bom dia!

Neste sábado, dia 23 de outubro, teremos atividades no Observatório Astronômico da UEL.

O GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) promovem as seguintes apresentações:

- Estrelas: nascimento, vida e morte das fornalha do Universo, com Miguel F. Moreno (GEDAL / MCTL-UEL). Como nascem as estrelas? É verdade que o Sol um dia vai morrer? O que são os buracos negros? Venha descobrir isto e muito mais! (18:30 - 19:30)


- Viagens à Lua: fato ou fraude?, com José Sinésio Rodrigues (GEDAL). Volta e meia aparece alguém afirmando que a ida do homem à Lua foi uma fraude, apresentando várias "evidências" para isso. Mas será mesmo? Nesta apresentação você descobrirá as falhas nessas alegações de falsidade, e também descobrirá muitos detalhes interessantíssimos sobre a conquista da Lua! (19:30 - 20:30)

As apresentações iniciam-se às 18:30 e se encerram às 20:30, quando se iniciará uma sessão de observação astronômica com o telescópio principal do Observatório Astronômico. O destaque da noite será a observação de Júpiter e Urano!

A entrada é gratuita e aberta a todos, respeitando-se o limite de 30 pessoas (capacidade do auditório).

O Observatório Astronômico da UEL fica anexo ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), no campus da UEL, atrás do Colégio de Aplicação (veja aqui o mapa do local, no final da página: http://web.sercomtel.com.br/epast/index_arquivos/Page1262.htm)

Contamos com a participação de todos
--
GEDAL / MCTL
IYA 2009 - CNAA
Comitê Regional Sul - Paraná

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Participe do 7º EPAST e ganhe brindes da NASA



Está chegando o 7º EPAST – Encontro Paranaense de Astronomia!

O evento, realizado pelo GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e pelo MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – Universidade Estadual de Londrina), nos dias 15 a 17 de outubro (sexta a domingo), no campus da UEL.

Todos podem participar! Se você pensa “Ah! Mas eu sei muito pouco / quase nada/ nada mesmo sobre Astronomia. Não vou entender nada!”, você está muito enganado! O EPAST é voltado a TODOS que se interessem pela Astronomia! Desde o mais profundo conhecedor ao mais leigo interessado, TODOS irão aproveitar e aprender muito com os trabalhos apresentados!

Serão apresentações sobre os mais variados temas, como Astrobiologia (a origem e evolução da vida no Universo), o “fatídico” ano de 2.012 (a visão científica sobre todo este “oba-ba” em torno deste ano), colisões de asteróides e meteoritos em planetas (como a Terra, inclusive!), a construção e lançamos de foguetes “amadores”, e muito mais!

Além das apresentações, teremos exposições de meteoritos (isso mesmo! Uma das maiores coleções de meteoritos do Brasil estará sendo exposta no evento!), telescópios e astrofotografias.

Para as crianças de 7 a 12 anos, teremos o EPASTINHO, apresentações exclusivas e específicas para esta faixa etária, com muito bom humor e atividades dinâmicas.

Já atingimos a marca dos 100 (cem) inscritos, e conseguimos um “lote extra” de brindes para os próximos 150 inscritos. Isso mesmo! Os próximos 50 (cinqüenta) inscritos também receberão brindes da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia), como pôsteres, CD-ROM’s, DVD’s, cartões holográficos.

Além disso, durante todo o encontro serão sorteados outros brindes, como revistas, “kit’s com pôster, CD-ROM, cartão holográfico e adesivo, e livros.

Acesse agora mesmo o site do encontro: http://web.sercomtel.com.br/epast/, faça já a sua inscrição e garanta seu brinde!

Serão emitidos certificados de participação pelo MCTL-UEL, com 25 horas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail 7epast@gmail.com