sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Neste sábado, dia 11 de dezembro de 2.010, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) estará realizando seu último evento do ano, sempre em parceria com o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – Universidade Estadual de Londrina).

E a programação será especial! Confira:

- 16:00 – Exibição do Filme “Contato”. Dirigido por Robert Zemeckis (da tri

logia De volta para o Futuro, e do filmes Forrest Gump e Náufrago), o filme é baseado no romance homônimo de Carl Sagan , considerado um dos maiores divulgadores da Ciência de todos os tempos. No elenco, destaque para Jodie Foster (Oscar de melhor atriz por O Silêncio dos Inocentes) e Matthew McConaughey (Como perder um homem em dez dias ). O enredo aborda o trabalho da cientista “Ellie” Arroway no projeto SETI, em busca de sinais de vida extraterrestre inteligente no Universo. Após anos de busca e muitos percalços, os primeiros sinais são finalmente detectados e a mensagem que trazem irá causar um grande impacto na Humanidade. Certamente, um dos mais brilhantes filmes de ficção científica, e baseado na obra de um grande pesquisador.

- 18:30 – Palestra “O Novo Sistema Solar”. Miguel F. Moreno, presidente do GEDAL irá levar os participantes para uma viagem pelo Sistema Solar, compartilhando os mistérios e a beleza que envolvem todos os membros desta grande “Família Solar”, incluindo, e claro os “Planetas Anões”!

- 19:30 – Palestra “Colisões Cósmicas”. José Sinésio Rodrigues, coordenador da área de Astronáutica do GEDAL, licenciado em Ciências e graduando em Geografia, mostrará como as colisões de grandes asteróides mudaram definitivamente o destino da Terra, e seu impacto nas mais variadas áreas, como Geografia, Biologia, Física e Paleontologia. Veremos também as conseqüências de impactos em outros corpos celestes, como planetas e satélites.

- 20:30 – Observação do céu, com ênfase para a Lua que, em sua fase crescente, nos mostra toda a beleza de suas crateras, e Júpiter, com sua imensa família de luas, sendo quatro delas facilmente observáveis através dos telescópios.

LOCAL: Observatório Astronômico da UEL, anexo ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, no campus da UEL, atrás do Colégio de Aplicação. (veja aqui o mapa do local, no final da página: http://web.sercomtel.com.br/epast/index_arquivos/Page1262.htm)

A participação é GRATUITA.

Vagas: 30 VAGAS (limite do auditório do Observatório Astronômico)

Haverá sorteio de brindes aos participantes (01 livro “Fascínio do Universo” e 01 “kit” com CD-ROM, pôster, cartão holográfico e adesivo da NASA/ESA)

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo telefone (43) 9962-9996 – Miguel F. Moreno

Contamos com a sua presença.

--

GEDAL / MCTL

grupogedal@gmail.com

Blog: http://www.gedal.blogspot.com

IYA 2009 - CNAA

Comitê Regional Sul - Paraná

Siga-nos: http://twitter.com/grupogedal