segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atividades astronômicas neste sábado




Olá

O GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – Universidade Estadual de Londrina) lançam mais uma atividade que irá agradar os amantes da Astronomia: a “Mostra Cosmos”, apresentando todos os episódios da série “Cosmos”, de Carl Sagan.

Veiculada originalmente em 1.980, a série Cosmos foi criada e apresentada pelo astrônomo norte-americano Carl Sagan, considerado o maior divulgador da Ciênci

a que já existiu. A série é dividida em 13 episódios, e aborda os mais variados temas ligados à Astronomia, e foi

assistida por mais de meio bilhão de pessoas, em mais de 60 países.

A “Mostra Cosmos” será composta por 7 (sete) encontros, sempre aos sábados, das 14 às 18 horas. A cada sábado serão exibidos dois episódios, com cerca de 1 (uma) hora de duração cada, seguidos de palestras que irão aprofundar, atualizar e esclarecer os temas abordados na série.

As datas dos encontros serão: 30 de abril, 14 e 28 de maio, 11 de junho e 02, 16 e 30 de julho.

O local será no auditório do Observatório Astronômico da UEL, ao lado do MCTL. (Veja o mapa do local clicando aqui).

Será emitido certificado pelo MCTL-UEL com carga horária de 40 horas. A taxa de inscrição é de R$5,00 (cinco reais), a ser paga no ato da inscrição, e as vagas são limitadas: 30 vagas!! E não há pré-requisitos para participar! Basta se interessar pela Astronomia!!

Neste sábado, dia 30 de abril, serão exibidos os episódios abaixo, com os respectivos palestrantes:

- Episódio 01: “Os limites do Oceano Cósmico” – Miguel F. Moreno, presidente do GEDAL.

- Episódio 02: “Uma Voz na Sinfonia Cósmica - As origens da Vida” – Ivan G. P. Lima, coordenador da área de Astrobiologia do GEDAL e professor Bioquímica na UEL.

A cada encontro serão SORTEADOS vários brindes. Neste sábado serão:

01 livro “Fascínio do Universo”, 01 pôster e 01 CD-ROM da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e ESA (Agência Espacial Européia).


E, além dos brindes, os participantes da “Mostra Cosmos” irão participar do concurso “Astrônomo por uma noite”, que sorteará uma pessoa a cada mês para aprender a utilizar os equipamentos do Observatório Astronômico da UEL e realizar suas próprias observações.

Não deixe de participar!

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail grupogedal@gmail.com

--
GEDAL / MCTL
grupogedal@gmail.com
Blog: http://www.gedal.blogspot.com
IYA 2009 - CNAA
Comitê Regional Sul - Paraná
Siga o GEDAL no Twitter: @grupogedal