segunda-feira, 27 de junho de 2011

O aparente Caminho do Sol, dos Planetas e da Lua ao longo do mês de JULHO

Quando entra o mês de julho, o Sol já está caminhando Gêmeos acima chegando até seus joelhos, digamos assim, porque o caminho da eclíptica atravessa os irmãos celeste dos joelhos até a cintura... Também o Sol tem a estrelíssima Sírius marcando seu sul, dentro do Cão Maior!

Já entre 15 e 20 de julho, o Sol transita e conversa com os animados Gêmeos, tendo ao norte as estrelas maviosas de Castor e Pólux por perto e o Cão Menor, com a belíssima Procyon, ao sul.

Finalmente, quando chega o final do mês de julho, o Sol está exatamente visitando o Presépio, M44, um ninho de estrelas-crianças também conhecido por Colmeia de Abelhas (porque se parece com o diâmetro de uma lua cheia toda composta de estrelinhas tímidas, prontas a serem bem observadas a olho nú em lugares escuros ou através de um par de binóculos). O Presépio bem marca o centro da pequena constelação de Câncer, o Caranguejo.

Planetas, os Deuses estão no Céu

Mercúrio inicia o mês de julho conversando com as estrelas alfa e beta Gemini, Polux e Castor, e então continua seu caminho já voltado para encontrar-se, alguns poucos dias depois, com as estrelinhas-nenéns que moram na Colméia de Abelhas ou Presépio e que pertencem à pequeniníssima constelação de Câncer! Este é um lugar também bem interessante de ser observado, a partir de sítios com céus escuros e transparentes, é claro, pois que o Presépio é como se fosse uma lua cheia de estrelinhas bem pouco visíveis e simpáticas e podemos também ver a cabeça da Hidra apresentando seu coração avermelhado, sua estrela alfa Alfard e que vai enredilhando-se a Hidra através a Taça e o Corvo e Virgem até alcançar as duas estrelas ponteadoras de Libra. Mercúrio estará podendo ser visto no final da tarde e início da noite, em horizonte oeste baixo e será interessante se observar o fato de que, bem ao final do mês, o mensageiro dos deuses estará claramente adentrando os campos onde mora o Leão e conversando com Regulus, sua estrela alfa.

Vênus estará distante de nossos olhos ao longo do mês de julho por estar ainda muito vicinal ao Sol, visualmente, e a bela do desejo deverá passear ao longo dos corpos dos Gêmeos Castor e Polux e com eles conversando animadamente ao longo de todo o mês, fundamentalmente ao final do mesmo.

Marte ainda continua sendo visível aos nossos olhos sonolentos da madrugada antecipadora da vinda do Sol. O mês começa com Marte conjugando-se à estrela alfa do Touro, Aldebarã, e depois o deus da guerra segue seu caminho marcial através do Touro ansiando poder alcançar os Gêmeos já no mês vindouro. Na madrugada do dia 27, veremos a Lua encontrando-se com Marte.

Júpiter continua podendo ser visualizado na alta madrugada - com direito a canto do galo! - e caminhando não tão rapidamente em termos de seu distanciamento com as estrelas alfa e beta da constelação de Áries, Hamal e Scheratan. Na madrugada alta do dia 23, podemos encontrar a Lua ao lado de Júpiter.

Saturno, agora já liberado em seu movimento direto, despede-se do Corvo prometendo voltar daqui a 29 anos.... e segue, sempre vagarosamente e pesadamente, através o corpo da Virgem, em busca de sua Conjunção com sua estrela alfa, Spica. No dia 7, Lua encontrando-se com Saturno.

Urano e Netuno - leia sobre estes dois Planetas em nossos comentários inseridos no mês de janeiro de 2011. Urano e Netuno caminham muito lentamente e somente podem ser observados através bons telescópios.

O Caminho da Lua ao longo do mês de julho - Olhe para o céu!

Dias 1 e 2 - Lua em Gêmeos. Dia 1, Lua Nova. Eclipse parcial do Sol, não-visível para o Brasil.

Dias 2, 3 e 4 - Lua em Caranguejo. A Lua passa a nos encantar a visão através seu fino anel no horizonte oeste, ao cair da noite.

Dias 4, 5 e 6 - Lua em Leão, cumprimentando primeiramente Regulus e depois, Denébola.

Dias 7, 8 e 9 - Lua em Virgem. Dia 8, Lua Crescente. Lua encontrando-se com Saturno, ambos bem próximos ao Corvo.

Dias 9, 10 e 11 - Lua em Balança, equilibrando-se entre Zubenelgenubi e Zubenelschemalli.

Dias 11, 12 e 13 - Lua em Escorpião e em Ophiúco. É sempre um prazer se observar o andamento da Linha da Eclíptica que sai do Escorpião na altura de Antares e ingressa em Ophiúco, a 13a constelação do Zodíaco.

Dias 13, 14 e 15 - Lua em Sagitário, tomando chá com um Plutão sempre invisível.

Dias 15, 16, 17 e 18 - Lua em Capricórnio. Em tempos de Lua Cheia, somente as estrelas mais brilhantes podem ser vistas, mesmos nos campos e nos lugares com pouca iluminação artificial.

Dias 18, 19 e 20 - Lua em Aquário. Aquário e Peixes são regiões ricas do céu estrelado, nos trazendo o mito de Andromeda, a princesa acorrentada, filha de Cepheus e Cassiopéia, salva pelo herói Perseus que voou até a ilha onde a Baleia Cetus ameaçava e guardava, com seu Cavalo Alado Pegasus - constelações todas ao norte, nessa região aquariana e pisciana.

Dias 20, 21 e 22 - Lua em Peixes. A Lua, porque tardia, nos proporciona bons momentos de observação do céu estrelado, sem dúvida alguma.

Dias 23, 24 e 25 - Lua em Áries. Dia 23, Lua Minguante. Na madrugada alta do dia 23, podemos encontrar a Lua ao lado de Júpiter.

Dias 25, 26 e 27 - Lua em Touro. Na madrugada do dia 27, veremos a Lua encontrando-se com Marte.

Dias 27, 28, 29 e 30 - Lua em Gêmeos. Sempre o momento que antecede a Lua Nova é um momento verdadeiramente perfeito para que possamos nos encantar com o céu estrelado! Ao cair da noite, não deixe de observar um maravilhoso céu estrelado, escuro e transparente, apresentando uma região sul gloriosa, com o Cruzeiro do Sul - constelação que pode ser observada em cidades grandes - sendo adornado pelo Centauro (que nos apresenta sua estrela alfa Rigel Kent - que bem pode ser observada em cidades grandes) e podendo nos mostrar, no zênite, a Mosca, o Triangulo Austral - constelações bem ao sul e bem próximas ao pólo sul. Podemos ver o Navio mostrando sua Vela, sua Popa, sua Carina e a belíssima estrela Canopus - estrela que pode ser observada em cidades grandes. Podemos ver o Leão, a Virgem, a Balança, o Escorpião sendo atravessado pela Via Láctea (que já vem envolvendo o Navio, a Cruz... e que, após Escorpião, segue em direção ao Sagitário, à Águia..., podendo ser visualizada a olho nú até alcançar o Cisne, com o passar da noite. Mais ao norte da Virgem, sempre estaremos diante da belíssima estrela Arcturus, alfa do Boieiro, e então estaremos diante da belíssima Coroa Boreal seguida de Hercules...e, com o andar da noite, estaremos diante da alfa da Lira, Vega - estrela que pode ser observado em cidades grandes. Dias 30 e 31 - Lua em Caranguejo. Dia 30, Lua Nova.

Com um abraço estrelado,

Janine Milward

Sítio das Estrelas - parada de um caminho a Caminho do Céu

mar de hespanha, minas geraes, uai

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hoje tem Eclipse Lunar Total!


Nesta quarta-feira, Sol, Terra e Lua estarão alinhados, e nosso satélite passará pela sombra da Terra projetada no Espaço. Veja esquema abaixo:

Fonte: http://www.centrodeciencias.org.br


Teoricamente, a Lua deveria “desaparecer” do nosso céu quando entrar no cone de sombra (“umbra”). Contudo, a atmosfera terrestre acaba realizando o papel de uma grande lente, desviando alguns raios solares em direção ao cone de sombra. São estes raios solares que, incidindo na superfície lunar, dão ao nosso satélite uma coloração avermelhada. Na imagem abaixo é possível perceber a mudança de tonalidade da Lua durante um eclipse lunar total.

Crédito : Fred Espenak - www.mreclipse.com

O eclipse de hoje terá início por volta das 16:22. Infelizmente, a Lua não estará visível para nós neste horário. Ela irá “nascer” no horizonte leste por volta das 17:45, já totalmente eclipsada e com uma coloração avermelhada. Poderemos acompanhar a fase total do eclipse até as 18:02, quando a Lua começará a sair do cone de sombra da Terra e, pouco a pouco, voltará a ser iluminada diretamente pelo Sol. Esta transição se finalizará por volta das 19:02.

Para acompanhar este fenômeno, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – UEL realizarão uma sessão de observação astronômica com diversos telescópios, a partir das 17:30, no estacionamento do Restaurante universitário, no campus da UEL.

Além da Lua, será possível observar o planeta Saturno e seu belo sistema de anéis, como na imagem abaixo.


Crédito: John Blomquist

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Para maiores informações: grupogedal@gmail.com ou 9962-9996, com Miguel Moreno.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Observação neste sábado no BREU



Neste sábado (amanhã), dia 04/06/2011, a partir das 19:00, o grupo GEDAL, em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL/UEL) fará mais uma observação astronômica na nossa Base Reservada de Estudo do Universo (BREU). O local é de fácil acesso, com estrada pavimentada até a estação de observação, a aproximadamente 12 km para Leste do aeroporto.



Chegar ao BREU é bem simples: siga pela Av. Salgado Filho (atrás do Aeroporto de Londrina) e, a partir do Tiro de Guerra, conte 11,7km.

Ao final do trecho asfaltado da Estrada do Limoeiro, a estrada que é bem estreita forma uma espécie de “balão”, utilizado pelos ônibus de transporte coletivo para fazer o “retorno”.

É justamente neste “balão” onde montamos os equipamentos. Depois deste local, a estrada se divide em duas, ambas de terra. Ao lado, uma imagem obtida pelo Google Earth do BREU. Note que, ao lado do “balão” há um campo de futebol.


Abaixo, para uma melhor compreensão, uma outra imagem do Google Earth, mostrando o trajeto desde o Tiro de Guerra até o BREU. São quase 12km de estrada totalmente asfaltada. A partir do km 5, aproximadamente, a estrada passa a ter apenas uma única faixa de rolagem, ou seja, dirija com cuidado e, em caso de cruzar com outro veículo, utilize o acostamento do seu lado para permitir que os dois veículos passem pela estrada.




O motivo dessa distância é a possibilidade de minimizar um pouco a poluição luminosa da cidade. Com isso é possível observar objetos do céu profundo, como nebulosas, galáxias, aglomerados de estrelas, cometas, etc. No início da noite será possível observar vários satélites artificiais. Seremos espiados pela Estação Espacial Internacional (ISS), que passará bem baixo no horizonte leste (18 graus de altitude), cruzando o arco-e-flecha do Sagitário as 20:29, com magnitude 4.41. A ISS passará a uma distância de 905 km do observador e sua trajetória no céu se desenvolverá em aproximadamente 2 minutos.



A constelação do Escorpião será visível a partir das 18:30 no horizonte leste e em seguida Sagitário começa a aparecer as 20:30. Será possível visualizar o planeta Saturno, a olho nu (com magnitude 0.77). Se as condições climáticas ajudarem, o GEDAL tentará fazer pela primeira vez a observação do planeta-anão Plutão (magnitude 14.01) a partir das 21:30. Para isso o telescópio newtoniano do Newton será estreado na observação de campo. Trata-se do maior telescópio portátil do norte do Paraná. Certamente observaremos detalhes de objetos celestes nunca antes observados no BREU pelo GEDAL. Teremos mais uma chance de fazer uma observação recorde com o planeta Netuno, que estará visível a partir da 01:00, com magnitude 7.88.


Será realizada também uma mini-maratona Messier, com localização e observação de vários objetos do espaço profundo. Alguns exemplos são a galáxia do Sombrero (M104, com magnitude 9.5), nas proximidades do planeta Saturno, em Virgem; Nebulosa da águia (M16, com magnitude 6.5), e Nebulosa da Lagoa (M16, com magnitude 5.0), ambas próximas a Sagitário.


Além do super-telescópio Newtoniano, levaremos também os telescópios do Observatório Astronômico da UEL, com sistemas de busca e acompanhamento dos objetos celestes. E quem quiser levar seus próprios telescópios, lunetas e binóculos, ajudaremos os iniciantes a manipulá-los.


Aos interessados em participar desta observação e que não possuírem condução, o Ivan está oferecendo 2 (duas) vagas no seu carro. A saída será às 18:30 do Observatório Astronômico da UEL e chegada ao BREU por volta das 19:00.


De acordo com o site climatempo.com.br, a previsão do tempo para amanhã a noite é de predomínio de céu limpo, sem chuva e com temperatura mínima de 13 graus. Portanto, levem agasalhos e pequenos lanches (barras de cereais, etc).


Aguardamos os amantes do céu amanhã a noite no BREU!


Abraços