quarta-feira, 28 de março de 2012

Palestra nesta sexta-feira na UEL


Olá pessoal
A Especialização em Astrobiologia da UEL estará promovendo uma interessante palestra. Veja o convite abaixo:

domingo, 25 de março de 2012

Observação deste sábado (24/03/2012) - Resultados


A primeira observação do ano correu dentro do esperado. O tempo, ou melhor, o mau tempo atrapalhou um pouco, mas conseguimos observar muitos objetos.
Os amigos do CAEH (Clube de Astronomia Edmond Halley) de Marialva e do GCAA (Grupo Centauro de Astronomia Amadora) de Maringá estiveram presentes (cerca de 12 pessoas).
Na image abaixo, alguns membros do CAEH e do GCAA conversando ao redor do telescópio de 300mm do Newton (as imagens não ficaram muito nítidas devido à escuridão).
Os equipamentos utilizados nesta noite foram os seguintes:
- Refletor 180mm em montagem equatorial, do Saulo;
- Refletor 300mm dobsoniano e Maksutov-Cassegrain em equatorial, do Newton;
- Cassegrain de 300mm, 2 Maksutov (ETX-125) de 125mm e dobsoniano de 200mm do Observatório da UEL / MCTL.
- Vários binóculos
Abaixo, três fotos do pessoal observando o céu com alguns equipamentos.

Ao todo, calculamos cerca de de 150 pessoas ao todo durante a noite.
Do GEDAL e do MCTL estiveram presentes: Alexander, Cadu, Edson, Felipe, Ferdinando, Fran, Luzardo, Miguel, Nany, Newton, Renan e Saulo.
Fizemos uma foto também do pessoal da Especialização em Astrobiologia, da UEL. Veja abaixo o pessoal, da esquerda para a direita: Luzardo, Antônio, Miguel, Fran e Edson.

No final da observação, fizemos algumas fotos com os que ficaram até o final. Na primeira foto é possível ver melhor o pessoal. Na segunda, com uma exposição um pouco maior, percebe-se a constelação de Escorpião nascendo próximo ao Leste.

Agora é só esperar a próxima observação!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Carta de agradecimento - prêmio Nossa Gente de Londrina

Miguel Moreno e Ferdinando Zapparoli com o certificado de finalista do prêmio Nossa Gente de Londrina / Jornal de Londrina



Na noite desta quinta-feira o GEDAL esteve presente na entrega do Prêmio Nossa Gente de Londrina – Jornal de Londrina, concorrendo na categoria “Tecnologia e Pesquisa”.


Infelizmente, não saímos vencedores. Este mérito coube ao Prof. José Lopes, professor recém aposentado da UEL e que criou o projeto “Plano de Vigilância e Controle do Aedes aegypti”, que vem contribuindo (e muito) no combate à dengue em Londrina e região. Nossos parabéns ao Prof. José Lopes.


Mesmo não saindo como vencedores, sentimo-nos plenamente vitoriosos pela indicação a este prêmio, que contou com mais de 68.000 votantes!


Nestes 13 anos de existência, o GEDAL firmou-se como um grupo extremamente atuante na divulgação da Astronomia. Dezenas de milhares de pessoas puderam observar o Cosmos através de nossos telescópios, ou aprender um pouco mais sobre este Universo fascinante em nossas palestras e cursos.


Se hoje somos “grandes” e dignos de concorrer a este prêmio, é porque soubemos superar todas as dificuldades que enfrentamos nestes anos, e não foram poucas!


O GEDAL é o resultado do trabalho conjunto de muitas pessoas. Muitas não fazem mais parte do grupo: passaram, deram suas contribuições e seguiram caminhos diversos. Outros tantos surgiram pelo caminho, e estão até hoje conosco, ajudando o GEDAL a crescer cada vez mais. Nominar todos aqueles que foram importantes nesta caminhada seria impossível, mas alguns agradecimentos são imprescindíveis.


Sem a ajuda da imprensa, nosso grupo seria grande. Mas, graças ao apoio irrestrito dos meios de comunicação no decorrer desta mais de uma década, somos muito maiores. Nossa relação estreita com a mídia é fruto de uma semente lançada por minha irmã, Márcia Moreno Negrão, assessora de imprensa da Sercomtel e que, desde o início, nos mostrou como a imprensa pode e dever ser uma grande aliada na divulgação de iniciativas como a do GEDAL.


Outro agradecimento se deve ao fato de que o GEDAL, como um grupo de entusiastas e voluntários, sempre teve dificuldade em questões relacionadas à logística e instrumentação, e precisávamos de uma solução para isso. Mas este cenário sofreu uma grande mudança quando, em novembro de 2.006, por ocasião da observação do Trânsito de Mercúrio, iniciamos uma espécie de “casamento” com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), um órgão da UEL voltado à difusão da Ciência. Graças à determinação do nosso amigo Ferdinando Zapparoli, físico do MCTL, conseguimos “vender” esta ideia, que foi muito bem recebida pelo Prof. Sérgio Arruda, coordenador do MCTL. Nestes 6 anos de parceria, tivemos um salto gigantesco na nossa capacidade de atendimento e de divulgação da Astronomia.


Não posso deixar de agradecer também à minha esposa, Lislayne, minha companheira desde o início do GEDAL, sempre ao meu lado em todos os momentos, principalmente os mais difíceis, e que agora me presenteia com mais um membro para o grupo, nossa primeira filha, Nicolly, que deverá começar a observar o céu em meados de agosto.


Agradeço também a todos que votaram no GEDAL neste prêmio. Muito obrigado por apoiarem nossos ideais. Como diria Raul Seixas, “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Muito obrigado por tornarem este sonho possível.


Por fim, meus agradecimentos à Construtora Vectra pelo apoio a este prêmio, e ao Grupo Paranaense de Comunicação, em especial à equipe do Jornal de Londrina,

presente conosco desde nossa primeira atividade, a observação da chuva de meteoros dos Leonídeos, em novembro de 1.999.


Certo estava Olavo Bilac, ao escrever sobre a observação do céu e das estrelas: “Amai para entendê-las / Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas”.


Muito obrigado a todos.


Miguel Fernando Moreno

Presidente do GEDAL

quarta-feira, 21 de março de 2012

Observação astronômica neste sábado

Olá

Neste sábado, dia 24 de março, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o Observatório Astronômico da UEL / Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL-UEL) estarão realizando uma Observação Astronômica ABERTA AO PÚBLICO!

A observação será realizada no final da Estrada do Limoeiro.

Para chegar ao local, basta seguir pela Av. Salgado Filho (que "se transforma" na Estrada do Limoeiro) e, após o Tiro de Guerra, percorrer 12km. A estrada asfaltada acaba numa espécie de grande "pátio", de onde saem duas estradas rurais ("de terra"). A observação será realizada neste pátio. Ou seja, basta seguir pela Av. Salgado Filho e depois pela Estrada do Limoeiro. Tome cuidado com a estrada. A partir de certo ponto ela fica bem estreita e, ao cruzar com outro veículo na direção contrária, cada um deve ir um pouco para o acostamento. Veja no site http://astronomogedal.multiply.com/photos/album/48/BREU#photo=1 uma imagem via satélite do local.

Nesta observação teremos vários telescópios à disposição de todos os interessados. Vale dizer que os maiores equipamentos da região norte do Paraná estarão no local! Dois telescópios de 300mm e um de 250mm de abertura. Além de vários outros, à disposição de todos!

Haverá uma "caravana" saindo da Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, às 18:30.

Neste sábado iremos observar Vênus e Júpiter, no início da noite. Com o cair da noite, teremos Marte e Saturno, com seu belíssimo sistema de anéis. Além destes planetas, observaremos vários outros astros, como aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e, para aqueles que quiserem fazer seus pedidos, sempre é possível observar várias estrelas cadentes (meteoros) durante uma noite de observação.

Participe e chame seus amigos e familiares.

Lembramos que o local é basicamente um grande "pátio", ou seja, cada um deve levar sua bebida e/ou comida. Recomendamos também que se leve um agasalho, caso fique mais frio com o passar das horas.

ATENÇÃO: Caso esteja CHOVENDO ou BEM NUBLADO, NÃO haverá a observação.

Para maiores informações, entre em contato com o GEDAL (grupogedal@gmail.com) ou pelos 9962-9996 (Tim) / 8415-8755 (Oi), com Miguel.

Grande abraço

Miguel F. Moreno