domingo, 13 de novembro de 2016

Observação da "Super Lua!



Nesta segunda-feira, dia 14 de novembro de 2.016, o GEDAL em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina / Observatório da UEL, estará realizando mais uma edição do projeto "Na Rua, de Olho Pra Lua", mas, desta vez, a nossa principal atração estará ainda mais bela. Teremos uma "Super Lua"!!

A órbita da Lua ao redor da Terra não é um circulo perfeito mas, sim, um pouco "achatada", uma órbita elíptica. Desta forma, a distância que nos separa de nosso satélite natural acaba variando, indo desde o ponto mais distante, também chamado de apogeu, até o mais próximo, também conhecido por perigeu.

Quando temos uma coincidência entre a fase da Lua Cheia e o perigeu, ou seja, quando a Lua Cheia ocorre justamente quando ela está mais próxima de nós, ocorre o que conhecemos por "Super Lua": ela se mostra ligeiramente maior e mais brilhante.

Embora a diferença seja pequena, acaba atraindo um grande interesse e despertando em todos o desejo de observar o céu e a grande jóia da noite, a nossa Lua.

Para observar esse fenômeno, o GEDAL e o MCTL-UEL estarão na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto do Londrina, nesta segunda-feira, dia 14 de novembro de 2.016, a partir das 20 horas, com vários telescópios para a observação da Lua e outros astros.

A participação é aberta a TODOS os interessados, e não há qualquer custo.

Convidamos as pessoas que tenham telescópios que também levem seus equipamentos à Praça Nishinomiya. E para quem não souber utilizar os mesmos, poderá aprender rapidamente com os membros do GEDAL.

EM CASO DE MAU TEMPO, O EVENTO SERÁ CANCELADO.

Para informações, entre em contato pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo (43) 9 9962-9996.