domingo, 1 de junho de 2008

Participe GRATUITAMENTE do primeiro dia de atividade dos cursos de Astronomia!

Neste próximo sábado, dia 07 de julho, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estarão iniciando as atividades de dois novos cursos ligados à Astronomia: o Curso Modular de Astronomia Amadora e o Curso sobre a Série Cosmos.

O Curso Modular de Astronomia Amadora é voltado a todos aqueles que querem aprender mais sobre Astronomia, de uma forma dinâmica, didática e interessante, com várias atividades práticas. Este curso será realizado aos sábados pela manhã, das 10 às 12 horas, no Museu de Ciência e Tecnologia de londrina (MCTL), no campus da UEL . Serão 7 (sete) encontros mensais, iniciando neste dia 07 de julho, onde serão abordados os seguintes temas:

§ A Astronomia no dia-a-dia
§ Sistema Solar
§ Estrelas
§ Galáxias e Cosmologia
§ Astrobiologia
§ Instrumentação Astronômica (com a construção e sorteio de um pequeno telescópio aos participantes do curso!)
§ Observação do Céu (com observação do céu noturno)

Por sua vez, o Curso sobre a Série Cosmos irá abordar a série Cosmos, produzida por Carl Sagan, e considerada até hoje como a melhor série de divulgação científica já produzida. Neste curso, realizado também no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL) serão exibidos todos os 13 (treze) episódios da série, seguindo-se a palestras sobre os temas abordados, para aprofundar e esclarecer melhor o assunto. Este curso será realizado aos sábados, nos mesmos dias e local do Curso Modular de Astronomia Amadora, mas no período da tarde, entre as 14 e as 18 horas. A cada dia serão exibidos dois episódios da série e suas respectivas palestras. Este curso é voltado a todos aqueles que se interessam por Astronomia, àqueles que já assistiram à série e querem revê-la e, em especial, aos professores da rede estadual de educação, uma vez que há diversos “kit’s” com esta série circulando entre as escolas e colégios de Londrina e região.

A participação neste primeiro dia de atividades será GRATUITA e aberta a todos. E, ainda mais, haverá sorteio de 2 (dois) brindes da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia), todos os dias, em cada um dos cursos. Aqueles que optarem por dar seguimento aos cursos terão, ao final dos mesmos, emitidos certificados pela UEL, com carga horária de 30 horas (Curso Modular de Astronomia Amadora) e 42 horas (Curso sobre a Série Cosmos).

Quem optar por realizar os cursos poderá fazer a inscrição ao final das atividades deste sábado, no valor de R$25,00 (vinte e cinco reais) para cada curso (este é o valor “total” do curso, até o final do ano). Aquele que desejar realizar os dois cursos terá desconto, investindo apenas R$40,00 (quarenta reais) para participar das duas atividades.


Clique no link http://astronomogedal.multiply.com/photos/hi-res/44/1 para ver a imagem acima ampliada com o mapa da UEL e a localização o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina- MCTL(localizado próximo à INTUEL (Incubadora Tecnológica) e atrás do Colégio de Aplicação da UEL), onde serão realizadas as atividades.


Pedimos a todos que procurem chegar ao local com 15 minutos de antecedência.

Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails grupogedal@gmail.com ou pelo ferdinando@uel.br, ou pelos telefones (43) 9962-9996 (com Miguel F. Moreno) ou (43) 9972-3042 (com Ferdinando Zapparoli).

Contamos com o auxílio de todos na divulgação destas atividades.

Nenhum comentário: