quinta-feira, 2 de abril de 2009

Astronomia e Solidariedade


Londrina participa do maior evento de divulgação da Astronomia de todos os tempos, neste sábado

 

            Trazer o Universo para perto de todos nós. Este é o grande objetivo do projeto “100 Horas de Astronomia”, que ocorre entre os dias 2 e 5 de abril. Neste período, entidades de todo o mundo estarão realizando diversas atividades de popularização da Astronomia, na maior mobilização já realizada para este fim.

            Em Londrina, as atividades serão realizadas na noite do dia 04 de abril, sábado, a partir das 19 horas, na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina. O evento, organizado pelo GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e pelo MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) também fará parte de outras duas atividades: a 3ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada, que busca levar telescópios para os locais de grande concentração de público, e também da Yuri’s Night 2009, uma festa global em comemoração ao vôo do primeiro homem no Espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1.961.


            O evento contará com sete telescópios para a observação dos astros, com ênfase na Lua, com suas crateras e montanhas, e em Saturno, com seu belíssimo sistema de anéis. Será montado também um telão ao ar livre, onde serão exibidos vídeos sobre Astronomia e ministrado várias palestras. Haverá também o “Show da Física” e “Show da Química”, com a equipe do MCTL realizando diversos experimentos intrigantes e surpreendentes!

 

Solidariedade

            Durante as atividades deste sábado, o GEDAL e o MCTL, em parceria com o Rotary Club Londrina Higienópolis estarão realizando a arrecadação de alimentos não perecíveis (menos sal e fubá), que serão destinado ao Centro de Educação Infantil Menino Jesus, na Vila Isabel, em Londrina, e que atende cerca de 120 crianças de 0 a 5 anos. Para cada quilo de alimento não perecível ou litro de óleo doado, será entregue um cupom que dará direito ao sorteio de vários brindes, como pôsteres, CD-ROM’s, cartões holográficos e adesivos da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia). Ou seja, quanto mais ajudar, maiores as chances de ganhar! Serão sorteados 8 cupons.

 

No Paraná e no Brasil

            O projeto “100 Horas de Astronomia” contará com atividades em várias cidades de Paraná, com destaque para Curitiba, Umuarama, São Mateus do Sul, Foz do Iguaçu, Dois Vizinhos, Guarapuva e Ponta Grossa.

            Ao todo serão 198 atividades diferentes em todo o Brasil, o que representa mais da metade de todas as atividades desenvolvidas na América Latina, e perdendo apenas para os Estados Unidos, com 410 eventos programados.

 

Ano Internacional da Astronomia

            Estas atividades fazem parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2.009, em homenagem aos 400 anos das observações telescópicas pioneiras realizadas por Galileu Galilei, a Itália, e que mudaram completamente a nossa compreensão do Universo.

 

Informações

            Para maiores informações, entre em contato com Miguel Fernando Moreno, presidente do GEDAL, pelo (43) 9962-9996 ou com Ferdinando Zapparoli, físico do MCTL e vice-presidente do GEDAL pelo (43) 9972-3042, ou pelo e-mail grupogedal@gmail.com.

            Participe, traga sua colaboração para o Centro de Educação Infantil Menino Jesus e concorra a vários prêmios!

 

            

Nenhum comentário: