quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Pronto para fazer muitos pedidos??

 Chuva de estrelas cadentes nesta quinta-feira



Um bólido geminídeo iluminando o céu no deserto do Mojave, 2009. Crédito: Wally Pacholka / AstroPics.com / TWAN.



Diz a lenda que, ao ver uma estrela cadente, pode-se fazer um pedido que o mesmo será realizado. Se isto for verdade, a noite entre quinta e sexta-feira será muito concorrida, pois teremos uma “Chuva de Estrelas Cadentes”.
                        Os meteoros (nome científico das “estrelas cadentes”) são resultado do atrito e queima de fragmentos de cometas e asteróides, que penetram na atmosfera terrestre a altíssima velocidade. Em sua grande maioria, o tamanho destas “pedrinhas” varia de alguns milímetros e alguns centímetros.
                        Newton César Florêncio, físico e coordenador da seção de Observação do GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) explica que os fragmentos que darão origem ao fenômeno desta quinta-feira são oriundos do asteróide 3200 Phaethon, descoberto pela NASA em 1.983. Em sua órbita ao redor do Sol, este asteróide deixa uma espécie de “rastro de poeira”, que a Terra acaba cruzando sempre em meados de dezembro. Nesta ocasião, espera-se que um grande número de fragmentos atinja a atmosfera terrestre, causando o aparecimento de muitos meteoros, num fenômeno chamado “Chuva de Meteoros”.
                        No caso específico desta quinta-feira, os meteoros resultantes dos fragmentos do 3200 Phaethon surgem no céu numa região próxima à constelação de Gêmeos. Desta forma, recebem o nome de Geminídeos.
                       
Como observar uma Chuva de Meteoros?

                        Para observar a chuva de meteoros você não vai precisar de telescópio. Procure por um local escuro, longe da cidade (mesmo dentro da poluição luminosa de uma cidade é possível ver alguns meteoros, mas apenas os mais luminosos), leve uma cadeira de praia reclinável, ou um colchonete para estender no chão. O radiante, que é o ponto de onde parecem partir os meteoros, fica na constelação de Gêmeos, mas se você não conhece a localização das constelações, não se preocupe, depois das 23 horas sente-se ou deite-se com os pés virados para o Norte e simplesmente fique atento. Observe desde as ”Três Marias” até a região do Cruzeiro do Sul. Os meteoros devem surgir por todo o céu, explica Newton C. Florêncio.
                        Fique no escuro, não ofusque sua visão olhando para o celular, notebook, lanterna ou qualquer fonte de luz. Nossos olhos precisam de pelo menos vinte minutos para que as pupilas se adaptem à escuridão. Ao observar essa chuva de meteoros, leve amigos junto, é muito divertido ver alguém gritar: – Alí!! – Outro!!! – Mais um!!! Não esqueça de uma bebida quente e principalmente vá bem agasalhado (inclusive com chápeu ou boné).
                        Contudo, é importante frisar que uma chuva de meteoros nunca pode ser precisamente prevista, ou seja, podemos ter um espetáculo com centenas de meteoros durante toda a noite e madrugada, bem como podemos observar apenas alguns. Mas a expectativa da comunidade astronômica é de que esta seja uma boa chuva de meteoros, podendo-se observar dezenas de meteoros durante a noite.

Observação em Londrina

                        Em Londrina, o GEDAL e o Observatório Astronômico / MCTL-UEL estarão promovendo uma sessão de observação astronômica aberta a todos os interessados, a partir das 21 horas. O local escolhido fica no final da Estrada do Limoeiro. Para chegar lá, basta contar 12km após o Tiro de Guerra. O local é uma espécie de “pátio de asfalto”, onde a Estrada do Limoeiro acaba e se divide em duas estradas de terra.
                        Quem tiver interesse, membros do GEDAL e do OA/MCTL-UEL estarão se reunindo na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, a partir das 20:30, e sairão em caravana às 21 horas rumo ao local da observação.
                        No local, vários telescópios estarão à disposição dos interessados para a observação de objetos como o planeta Júpiter e seus satélites, a Galáxia de Andrômeda, a Nebulosa de Órion, o aglomerado de estrelas Plêiades, e vários outros astros.
                               SE O TEMPO ESTIVER NUBLADO OU CHUVOSO, A OBSERVAÇÃO SERÁ CANCELADA.
                       Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo telefone (43) 9962-9996.

Nenhum comentário: