terça-feira, 29 de abril de 2014

1º Acampamento Astronômico do GEDAL

Castelo Eldorado - Marilândia do Sul/PR


Olá!
Neste sábado, dia 03 de maio, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), com a participação do Observatório Astronômico da UEL MCTL-UEL, estará realizando o 1º Acampamento Astronômico do GEDAL, no famoso “Castelo Eldorado”, no município de Marilândia do Sul, a cerca de 80km de Londrina (veja maiores informações sobre o local em http://www.marilandiadosul.pr.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=77). O local foi escolhido por, além de ser belo, apresentar menor poluição luminosa que os arredores de Londrina.
O objetivo do evento é observar o céu, interagir, conhecer novos equipamentos astronômicos, trocar experiências e fazer novas amizades.
Haverá uma concentração no estacionamento do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, no campus da UEL, atrás da Rádio Universidade. A saída está prevista para as 14:30 do sábado, em caravana, chegando ao Castelo Eldorado por volta das 16 horas, permitindo que as pessoas conheçam o local, bem como os pontos de observação.
Aqueles que queiram ir direto ao Castelo Eldorado, podem ficar à vontade.
As observações iniciam-se logo ao anoitecer com a Lua e Júpiter, e se estendem até o amanhecer. Além de dezenas de objetos de céu profundo, cinco planetas estarão visíveis com telescópios, binóculos, e mesmo a olho nu. Também estaremos a dois dias do máximo da chuva de meteoros Eta-Aquarídeos.
Os membros do GEDAL e do OA-UEL colocarão vários equipamentos à disposição de todos para a observação, e estarão tirando dúvidas. Quem possuir um telescópio pode levá-lo também! Será muito bem-vindo!! É essencial levar comida e bebida (lanche, bolacha, sucos, café, água etc.). Barracas e/ou sacos de dormir são uma boa opção, leve blusas pesadas e toucas ou chapéus que protejam do sereno e do frio (não dá pra prever como estará o tempo). Leve cadeiras de plástico ou banquetas. Há quem goste de levar colchão inflável e admirar o céu deitado, é uma boa idéia (muitos meteoros poderão ser observados). As observações seguirão até o amanhecer.
O valor da entrada é de R$20,00, e o acerto é feito com os proprietários, logo na entrada. Vale frisar que o GEDAL não receberá nada disso. Não se esqueça de abastecer o veículo pra não ficar na mão já que o local é afastado.
Atenção: em caso de mau tempo, o evento poderá ser cancelado.
Para maiores informações, entre em contato com Newton Cesar Florencio, coordenador do evento e diretor da sessão de observação astronômica do GEDAL: newtonnet2006@hotmail.com ou https://www.facebook.com/newton.florencio, ou pelo (43) 9962-9996, com Miguel (GEDAL / OA-UEL).

Então não se esqueça:
EVENTO: 1º Acampamento Astronômico do GEDAL
LOCAL: Castelo Eldorado, Marilândia do Sul, Paraná
DATA: 03 de maio de 2014.
LOCAL e HORARIO DE SAÌDA: Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, campus da UEL, às 14:30
VALOR: R$20,00 (vinte reais), pagos diretamente à administração do Castelo Eldorado, na chegada ao local
LEMBRETES IMPORTANTES:
+ Levar blusas, gorros e agasalhos, pois a temperatura pode cair bastante na madrugada;
+ Levar cadeiras, banquetas, colchões infláveis, etc para poder descansar e admirar o céu;
+ Levar alimentos e bebidas (lanches, bolachas, café, suco, água, etc);
+ Abasteça seu veículo e confira as condições do mesmo antes da partida, para evitar imprevistos.


+ Em caso de mau tempo o evento será cancelado

Nenhum comentário: