sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Chuva de meteoros na noite desta sexta



Na madrugada desta sexta (12) para sábado (13) teremos atividade da chuva de meteoros "Perseidas". Os meteoros são também conhecidos como "estrelas cadentes". Durante uma chuva de meteoros, temos uma grande probabilidade de observarmos um número elevado de meteoros em um curto espaço de tempo. Em um período de 3, 4 horas pode-se observar dezenas ou até mesmo centenas de meteoros. Nesta semana, esses meteoros dever surgir nos céus nas proximidades da constelação de Perseu, originando o nome Perseidas. O que acarreta este fenômeno é o fato da Terra cruzar o rastro de poeira deixada pelo cometa Swift-Tuttle.

Mas não se trata de um evento "exato", ou seja, pode ser que observemos pouquíssimos meteoros, mas também pode ser um espetáculo e tanto! Ficamos na torcida para que seja o mais próximo da segunda opção!

Para acompanhar o fenômeno, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estarão realizando uma sessão de observação do céu.

O grupo se reunirá entre 23:45 e 00:00 na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina. A saída do local será às 00:00, quando então o grupo sairá em caravana rumo à região do Limoeiro.

NÃO HAVERÁ TRANSPORTE ESPECÍFICO. TODOS DEVEM IR COM SEU CARRO E/OU MOTOCICLETA.

Para chegar ao local da observação, basta seguir pela Av. Salgado Filho, passar em frente ao Tiro de Guerra. A partir de então, siga 12km pela estrada de asfalto. O local de observação é o final da estrada de asfalto, onde ela se bifurca em 2 estradas de terra. Neste local, um amplo pátio asfaltado será utilizado para a observação.

O GEDAL e o MCTL estarão montando telescópio no local para a observação de aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias.

Lembramos que, para a observação da Chuva de Meteoros em particular, não é necessário telescópios ou binóculos, pelo contrário. A observação se faz a olho nu, buscando se afastar o máximo possível das luzes da cidade, o olhar para o céu entre as regiões norte e leste onde, a partir das 2 horas da madrugada a constelação de Perseu estará se elevando.

A observação irá até as 05:00, sendo que o pico da chuva de meteoros está previsto entre as 02:30 e 04:30.

No local NÃO há banheiros ou outro tipo de infra-estrutura. Desta forma, recomenda-se levar água, e ir bem agasalhado, caso faça frio de madrugada. Café, chá e chimarrão são boas opções para ajudar a aquecer! Uma dica é levar uma cadeira de praia ou colchonete para poder observar de forma cômoda o céu à espera dos meteoros.

Em caso de dúvidas, entre em contato com Miguel F. Moreno, do GEDAL / MCTL, pelo (43) 9962-9996.

Caso o tempo fique nublado, não haverá a observação.


Abraços

Nenhum comentário: