quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Eclipse solar neste Domingo de Carnaval



Neste Carnaval, o espetáculo toma conta do céu. Na manhã deste domingo, dia 26 de fevereiro, um belíssimo eclipse parcial do Sol irá ocorrer, visível de boa parte do território nacional. Quanto mais ao sul do país, mais o Sol será “tapado”. Na região norte do Paraná, mais de 34% do disco solar será eclipsado.
Este eclipse, porém, é um pouco “diferente” dos que conhecemos. Os eclipses solares ocorrem quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, coloca-se entre nós e a nossa estrela, projetando sua sombra sobre nosso planeta e, se você tiver a sorte de estar no lugar exato do centro dessa sombra, verá o Sol totalmente tapado pela Lua. Porém, dessa vez, quem tiver a oportunidade de estar no sul do Chile e Argentina, verá o que chamamos de eclipse anular, com o Sol formando um fino anel no céu. Isso ocorre porque, nesta ocasião, a Lua não será capaz de tapar totalmente o disco solar. Será como se colocássemos uma moeda de cinquenta centavos (a “Lua”) sobre uma moeda de um real (o “Sol”). A moeda de cinquenta centavos encobre boa parte da moeda maior, mas podemos ver ao seu redor um “anel” formado pela moeda maior. Quando isso ocorre com a Lua e o Sol, temos os eclipses anulares.
Em Londrina, o eclipse inicia-se às 09:56 da manhã de domingo, no horário local e, gradativamente o Sol vai sendo encoberto pela Lua, atingindo um máximo de quase 35% às 11:18, quando então o eclipse entrará em sua segunda metade, terminando por volta das 12:45.
Mas, e como observar esse eclipse??
Isso exige muito, mas muito cuidado mesmo! A observação incorreta do Sol pode ocasionar danos irreversíveis à visão!! Esqueça aquela moda de utilizar “chapas” de exames de Raios-X, negativos de fotografias ou vidro escurecido com fogo: é muito arriscado!!! A observação direta deve ser feita sempre com filtros especiais para a observação solar. Como esses filtros são difíceis de serem encontrados, uma alternativa viável é utilizar filtros de soldados nº 14, facilmente encontrados em lojas de ferragens. Mas se atenha ao fator: nº 14. Há outros filtros mais “fracos” que, consequentemente, não serão tão eficazes quanto esse em bloquear os raios solares. Mesmo com esses filtros, observe durante alguns segundos e depois descanse a visão por dois minutos ou mais, antes de voltar a observar o eclipse.
Há ainda uma opção simples: pegue uma caixa de papelão e faça um pequeno furo numa das laterais. Ao apontar esse furo para o Sol, durante o eclipse, você verá projetada, dentro da caixa, a imagem do Sol eclipsado.
Para acompanhar esse maravilhoso evento astronômico, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina / Observatório Astronômico  da UEL) estarão realizando uma grande OBSERVAÇÃO GRATUITA, aberta a todos os interessados, na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, na avenida Santos Dumont, a partir das 09:30 de domingo. Vários telescópios serão utilizados para a observação SEGURA do eclipse, seja com filtros ou por outros métodos, sempre supervisionados pelos membros das duas instituições. Haverá também várias máscaras confeccionadas com filtro de soldador nº 14, adequadas para a observação segura do eclipse.
Haverá também SORTEIO de vários brindes da NASA aos participantes do evento.
Lembramos que, em caso de mau tempo, o evento será cancelado.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo WhatsApp (43) 99962-9996.

Nenhum comentário: