terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ajude a identificar a Poluição Luminosa e concorra a prêmios da NASA

Olá!

Você já olhou para o céu da cidade, numa “noite estrelada”, e ficou quase sem ver estrelas? Esta diferença é muito fácil de ser notada quando vamos à zona rural, em algum sítio. Nestes locais, o céu é completamente estrelado!

Podemos também notar, por exemplo, quando estamos viajando de noite e avistamos, sobre as cidades, uma espécie de “bolha de luz”.

Esta luz que “escapa” para o céu é chamada de “Poluição Luminosa”. Para escapar disto, por exemplo, os grandes observatórios são construídos em locais bem afastados das grandes cidades, como no deserto do Atacama, no Chile, ou no topo de vulcões inativos, no Havaí!

Veja na figura “Earth at Night”, abaixo: nós podemos ver uma imagem do globo terrestre, mostrando como nosso planeta pode ser visto do Espaço, com o desperdício de luz que, ao invés de iluminar o “chão”, acaba se esvaindo para o céu e se perdendo na atmosfera.

Perceba como os Estados Unidos são muito iluminados, assim como a Europa (detalhe para a “bota” da Itália, facilmente visível) e o Japão.

No Brasil, o destaque fica para o litoral, onde estão várias capitais e outras grandes cidades, e o eixo Rio – São Paulo, totalmente iluminado. E o norte do Paraná, infelizmente, não fica muito atrás...

Para medir o nível de Poluição Luminosa em nossos céu, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estão participando de uma iniciativa mundial.

E você também pode participar!!! E concorrer a prêmios!!!

Basta observar o céu noturno da sua casa, trabalho, faculdade ou qualquer outro local!

Faça o seguinte:

- Observe o céu entre o os dias 20 de outubro e 3 de novembro de 2.008, preferencialmente entre as 20:30 e as 21:30;

- Encontre a constelação de Sagitário e conte quantas estrelas estão visíveis.

“Mas não faço a mínima idéia de como encontrar a constelação de Sagitário no céu!!”

Calma... É bem fácil!!! Quando você for observar o céu, fique de frente para a direção onde o Sol se “pôs”, ou seja, o Oeste. Bem próximo do horizonte haverá uma estrela muito brilhante, a “Estrela D’Alva”. Na verdade, ela não é uma estrela mas, sim, o planeta Vênus! Olhe então bem para o alto do céu. Lá você verá outra estrela bem brilhante, a que mais se destaca nesta região do firmamento. Novamente, não é uma estrela, mas outro planeta: Júpiter! Agora, encontrar a constelação do Sagitário vai ficar bem fácil, pois Júpiter está nesta constelação! Olhando para o alto do céu, mais precisamente para Júpiter, você verá algo como o ilustrado na figura “Sagitário”, à direita.

Note que o desenho da constelação de Sagitário lembra um “Bule de Chá”, daqueles que a nossa avó sempre tinha em casa, mas está quase “de ponta cabeça”.

Agora, o que você tem que fazer é o seguinte:

- Espere cerca de 15 minutos, para que seus olhos se acostumem com o escuro;

- Olhando para a região da constelação de Sagitário, procure ver com qual situação da figura “Quadros”, à esquerda, melhor se enquadra o céu que você está observando.


Marque então, numa folha de papel, os seguintes dados:

- Data da observação (deve ser entre os dias 20/10 e 03/11);
- Horário da observação (preferencialmente entre as 20:30 e as 21:30);
- Local da observação (Rua, praça, etc);
- Qual quadro melhor representa o céu que você observou (Mag.1, Mag 2, ....)

Depois de anotar os dados, envie-os, junto com seu nome completo, para o e-mail grupogedal@gmail.com.

No dia 06 de novembro iremos sortear 3 “kit’s” com brindes da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia), com CD-ROM, cartão holográfico, cartaz e adesivo.

Vamos lá!

Junte-se a nós e contribua para o levantamento do nível de poluição luminosa em nossa cidade e região!

Em caso de dúvidas ou para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail grupogedal@gmail.com .

Um grande abraço.

Miguel F. Moreno
GEDAL / MCTL






Nenhum comentário: