segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Astronomia e Solidariedade

Nesta terça-feira, dia 02 de dezembro, será comemorado o Dia Nacional da Astronomia, em homenagem ao nascimento de D. Pedro II, um dos maiores incentivadores da Astronomia no Brasil.Para comemorar esta data, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estarão realizando um grande evento na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, nesta terça-feira, a partir das 20 horas.

Seis telescópios serão colocados à disposição, para a observação do céu e, principalmente, para o acompanhamento da belíssima conjunção entre os planetas Vênus e Júpiter, seguidos bem de perto pela Lua. Quem comparecer ao local poderá observar as crateras e montanhas da superfície lunar, as maiores luas de Júpiter e sua atmosfera "listrada" e o planeta Vênus como uma "pequena Lua", com suas fases. Será a mais bela conjunção deste ano de 2.008. Veja a imagem abaixo.
Haverá também a exibição de vídeos e apresentação de palestras relacionadas à Astronomia, assim como a realização do "Show da Física" e "Show da Química", com diversos experimentos interessantes, que despertam a curiosidade de todos.

Na ocasião, o GEDAL e o MCTL estarão arrecadando donativos para as vítimas das enchentes que arrasaram Santa Catarina. Serão aceitos alimentos (preferencialmente alimentos de fácil preparo, uma vez que a situação das vítimas dificulta até mesmo o preparo dos alimentos), materiais de higiene pessoal e limpeza, e roupas. Os artigos arrecadados serão somados aos arrecadados no próximo sábado, no "Concerto pela Paz", no Aterro do Lago Igapó II, e serão enviados às vítimas de Santa Catarina.

Quem realizar sua doação nesta terça-feira, irá concorrer a vários brindes da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia), como pôsteres, CD-ROM's e cartões holográficos.

Maiores informações podem ser obtidas com Miguel Fernando Moreno, presidente do GEDAL, pelo telefone (43) 9962-9996 e com Ferdinando Zapparoli, vice-presidente do GEDAL e físico do MCTL, pelo (43) 9972-3042, ou ainda pelo e-mail grupogedal@gmail.com.

Contamos com a presença de todos,e sua ajuda na divulgação deste importante evento.

Muito obrigado.

Nenhum comentário: