domingo, 22 de maio de 2011

Resultado da observação deste domingo: SUCESSO!!!!



Foi uma loucura a observação deste domingo, junto com o pessoal do curso Sigma, no centro de Londrina. Quase 300 alunos participaram das atividades!!

A observação começou por volta das 05:15, com a Lua, nosso belo satélite natural, que sempre encanta com suas inúmeras crateras. Ainda mais sendo observada com um telescópio newtoniano "Made in Sandro Coletti" de 200mm, e com uma ocular de 2" e 80° de campo de visão. Um show!

Logo depois, mais equipamentos montados, ocupando o estacionamento do Sigma, o pátio em frente ao curso e na esquina, cerca de 30 metros abaixo.

Júpiter, com suas 4 grandes luas galileanas e suas faixas deixou todos impressionados com sua beleza. E ninguém desistia das filas para poder observar o gigante do Sistema Solar.

Mais abaixo no firmamento, Vênus, Marte e Mercúrio mostravam uma bela conjunção planetária.

No final, a empolgação foi tanta que nem deu tempo de observar Urano!

Com o raiar do dia, observação do Sol pro projeção, aproveitando para observar o disco solar com uma pequena mancha, quase no centro do "Astro Rei".





Depois disso, excelentes palestras com os professores do Sigma: Mendonça - História da Astronomia, e Leandro "Burlinha" - Corrida Espacial.


Do GEDAL / MCTL-UEL, estiveram presentes Ferdinando, Miguel, Renan e Saulo. Do Sigma, os professores Mendonça e Leandro "Burlinha", idealizadores do evento "Sigma na Madrugada". Segundo os professores, mês que vem tem mas! Até lá!!


Nenhum comentário: