segunda-feira, 27 de junho de 2011

O aparente Caminho do Sol, dos Planetas e da Lua ao longo do mês de JULHO

Quando entra o mês de julho, o Sol já está caminhando Gêmeos acima chegando até seus joelhos, digamos assim, porque o caminho da eclíptica atravessa os irmãos celeste dos joelhos até a cintura... Também o Sol tem a estrelíssima Sírius marcando seu sul, dentro do Cão Maior!

Já entre 15 e 20 de julho, o Sol transita e conversa com os animados Gêmeos, tendo ao norte as estrelas maviosas de Castor e Pólux por perto e o Cão Menor, com a belíssima Procyon, ao sul.

Finalmente, quando chega o final do mês de julho, o Sol está exatamente visitando o Presépio, M44, um ninho de estrelas-crianças também conhecido por Colmeia de Abelhas (porque se parece com o diâmetro de uma lua cheia toda composta de estrelinhas tímidas, prontas a serem bem observadas a olho nú em lugares escuros ou através de um par de binóculos). O Presépio bem marca o centro da pequena constelação de Câncer, o Caranguejo.

Planetas, os Deuses estão no Céu

Mercúrio inicia o mês de julho conversando com as estrelas alfa e beta Gemini, Polux e Castor, e então continua seu caminho já voltado para encontrar-se, alguns poucos dias depois, com as estrelinhas-nenéns que moram na Colméia de Abelhas ou Presépio e que pertencem à pequeniníssima constelação de Câncer! Este é um lugar também bem interessante de ser observado, a partir de sítios com céus escuros e transparentes, é claro, pois que o Presépio é como se fosse uma lua cheia de estrelinhas bem pouco visíveis e simpáticas e podemos também ver a cabeça da Hidra apresentando seu coração avermelhado, sua estrela alfa Alfard e que vai enredilhando-se a Hidra através a Taça e o Corvo e Virgem até alcançar as duas estrelas ponteadoras de Libra. Mercúrio estará podendo ser visto no final da tarde e início da noite, em horizonte oeste baixo e será interessante se observar o fato de que, bem ao final do mês, o mensageiro dos deuses estará claramente adentrando os campos onde mora o Leão e conversando com Regulus, sua estrela alfa.

Vênus estará distante de nossos olhos ao longo do mês de julho por estar ainda muito vicinal ao Sol, visualmente, e a bela do desejo deverá passear ao longo dos corpos dos Gêmeos Castor e Polux e com eles conversando animadamente ao longo de todo o mês, fundamentalmente ao final do mesmo.

Marte ainda continua sendo visível aos nossos olhos sonolentos da madrugada antecipadora da vinda do Sol. O mês começa com Marte conjugando-se à estrela alfa do Touro, Aldebarã, e depois o deus da guerra segue seu caminho marcial através do Touro ansiando poder alcançar os Gêmeos já no mês vindouro. Na madrugada do dia 27, veremos a Lua encontrando-se com Marte.

Júpiter continua podendo ser visualizado na alta madrugada - com direito a canto do galo! - e caminhando não tão rapidamente em termos de seu distanciamento com as estrelas alfa e beta da constelação de Áries, Hamal e Scheratan. Na madrugada alta do dia 23, podemos encontrar a Lua ao lado de Júpiter.

Saturno, agora já liberado em seu movimento direto, despede-se do Corvo prometendo voltar daqui a 29 anos.... e segue, sempre vagarosamente e pesadamente, através o corpo da Virgem, em busca de sua Conjunção com sua estrela alfa, Spica. No dia 7, Lua encontrando-se com Saturno.

Urano e Netuno - leia sobre estes dois Planetas em nossos comentários inseridos no mês de janeiro de 2011. Urano e Netuno caminham muito lentamente e somente podem ser observados através bons telescópios.

O Caminho da Lua ao longo do mês de julho - Olhe para o céu!

Dias 1 e 2 - Lua em Gêmeos. Dia 1, Lua Nova. Eclipse parcial do Sol, não-visível para o Brasil.

Dias 2, 3 e 4 - Lua em Caranguejo. A Lua passa a nos encantar a visão através seu fino anel no horizonte oeste, ao cair da noite.

Dias 4, 5 e 6 - Lua em Leão, cumprimentando primeiramente Regulus e depois, Denébola.

Dias 7, 8 e 9 - Lua em Virgem. Dia 8, Lua Crescente. Lua encontrando-se com Saturno, ambos bem próximos ao Corvo.

Dias 9, 10 e 11 - Lua em Balança, equilibrando-se entre Zubenelgenubi e Zubenelschemalli.

Dias 11, 12 e 13 - Lua em Escorpião e em Ophiúco. É sempre um prazer se observar o andamento da Linha da Eclíptica que sai do Escorpião na altura de Antares e ingressa em Ophiúco, a 13a constelação do Zodíaco.

Dias 13, 14 e 15 - Lua em Sagitário, tomando chá com um Plutão sempre invisível.

Dias 15, 16, 17 e 18 - Lua em Capricórnio. Em tempos de Lua Cheia, somente as estrelas mais brilhantes podem ser vistas, mesmos nos campos e nos lugares com pouca iluminação artificial.

Dias 18, 19 e 20 - Lua em Aquário. Aquário e Peixes são regiões ricas do céu estrelado, nos trazendo o mito de Andromeda, a princesa acorrentada, filha de Cepheus e Cassiopéia, salva pelo herói Perseus que voou até a ilha onde a Baleia Cetus ameaçava e guardava, com seu Cavalo Alado Pegasus - constelações todas ao norte, nessa região aquariana e pisciana.

Dias 20, 21 e 22 - Lua em Peixes. A Lua, porque tardia, nos proporciona bons momentos de observação do céu estrelado, sem dúvida alguma.

Dias 23, 24 e 25 - Lua em Áries. Dia 23, Lua Minguante. Na madrugada alta do dia 23, podemos encontrar a Lua ao lado de Júpiter.

Dias 25, 26 e 27 - Lua em Touro. Na madrugada do dia 27, veremos a Lua encontrando-se com Marte.

Dias 27, 28, 29 e 30 - Lua em Gêmeos. Sempre o momento que antecede a Lua Nova é um momento verdadeiramente perfeito para que possamos nos encantar com o céu estrelado! Ao cair da noite, não deixe de observar um maravilhoso céu estrelado, escuro e transparente, apresentando uma região sul gloriosa, com o Cruzeiro do Sul - constelação que pode ser observada em cidades grandes - sendo adornado pelo Centauro (que nos apresenta sua estrela alfa Rigel Kent - que bem pode ser observada em cidades grandes) e podendo nos mostrar, no zênite, a Mosca, o Triangulo Austral - constelações bem ao sul e bem próximas ao pólo sul. Podemos ver o Navio mostrando sua Vela, sua Popa, sua Carina e a belíssima estrela Canopus - estrela que pode ser observada em cidades grandes. Podemos ver o Leão, a Virgem, a Balança, o Escorpião sendo atravessado pela Via Láctea (que já vem envolvendo o Navio, a Cruz... e que, após Escorpião, segue em direção ao Sagitário, à Águia..., podendo ser visualizada a olho nú até alcançar o Cisne, com o passar da noite. Mais ao norte da Virgem, sempre estaremos diante da belíssima estrela Arcturus, alfa do Boieiro, e então estaremos diante da belíssima Coroa Boreal seguida de Hercules...e, com o andar da noite, estaremos diante da alfa da Lira, Vega - estrela que pode ser observado em cidades grandes. Dias 30 e 31 - Lua em Caranguejo. Dia 30, Lua Nova.

Com um abraço estrelado,

Janine Milward

Sítio das Estrelas - parada de um caminho a Caminho do Céu

mar de hespanha, minas geraes, uai

Nenhum comentário: