sexta-feira, 3 de junho de 2011

Observação neste sábado no BREU



Neste sábado (amanhã), dia 04/06/2011, a partir das 19:00, o grupo GEDAL, em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL/UEL) fará mais uma observação astronômica na nossa Base Reservada de Estudo do Universo (BREU). O local é de fácil acesso, com estrada pavimentada até a estação de observação, a aproximadamente 12 km para Leste do aeroporto.



Chegar ao BREU é bem simples: siga pela Av. Salgado Filho (atrás do Aeroporto de Londrina) e, a partir do Tiro de Guerra, conte 11,7km.

Ao final do trecho asfaltado da Estrada do Limoeiro, a estrada que é bem estreita forma uma espécie de “balão”, utilizado pelos ônibus de transporte coletivo para fazer o “retorno”.

É justamente neste “balão” onde montamos os equipamentos. Depois deste local, a estrada se divide em duas, ambas de terra. Ao lado, uma imagem obtida pelo Google Earth do BREU. Note que, ao lado do “balão” há um campo de futebol.


Abaixo, para uma melhor compreensão, uma outra imagem do Google Earth, mostrando o trajeto desde o Tiro de Guerra até o BREU. São quase 12km de estrada totalmente asfaltada. A partir do km 5, aproximadamente, a estrada passa a ter apenas uma única faixa de rolagem, ou seja, dirija com cuidado e, em caso de cruzar com outro veículo, utilize o acostamento do seu lado para permitir que os dois veículos passem pela estrada.




O motivo dessa distância é a possibilidade de minimizar um pouco a poluição luminosa da cidade. Com isso é possível observar objetos do céu profundo, como nebulosas, galáxias, aglomerados de estrelas, cometas, etc. No início da noite será possível observar vários satélites artificiais. Seremos espiados pela Estação Espacial Internacional (ISS), que passará bem baixo no horizonte leste (18 graus de altitude), cruzando o arco-e-flecha do Sagitário as 20:29, com magnitude 4.41. A ISS passará a uma distância de 905 km do observador e sua trajetória no céu se desenvolverá em aproximadamente 2 minutos.



A constelação do Escorpião será visível a partir das 18:30 no horizonte leste e em seguida Sagitário começa a aparecer as 20:30. Será possível visualizar o planeta Saturno, a olho nu (com magnitude 0.77). Se as condições climáticas ajudarem, o GEDAL tentará fazer pela primeira vez a observação do planeta-anão Plutão (magnitude 14.01) a partir das 21:30. Para isso o telescópio newtoniano do Newton será estreado na observação de campo. Trata-se do maior telescópio portátil do norte do Paraná. Certamente observaremos detalhes de objetos celestes nunca antes observados no BREU pelo GEDAL. Teremos mais uma chance de fazer uma observação recorde com o planeta Netuno, que estará visível a partir da 01:00, com magnitude 7.88.


Será realizada também uma mini-maratona Messier, com localização e observação de vários objetos do espaço profundo. Alguns exemplos são a galáxia do Sombrero (M104, com magnitude 9.5), nas proximidades do planeta Saturno, em Virgem; Nebulosa da águia (M16, com magnitude 6.5), e Nebulosa da Lagoa (M16, com magnitude 5.0), ambas próximas a Sagitário.


Além do super-telescópio Newtoniano, levaremos também os telescópios do Observatório Astronômico da UEL, com sistemas de busca e acompanhamento dos objetos celestes. E quem quiser levar seus próprios telescópios, lunetas e binóculos, ajudaremos os iniciantes a manipulá-los.


Aos interessados em participar desta observação e que não possuírem condução, o Ivan está oferecendo 2 (duas) vagas no seu carro. A saída será às 18:30 do Observatório Astronômico da UEL e chegada ao BREU por volta das 19:00.


De acordo com o site climatempo.com.br, a previsão do tempo para amanhã a noite é de predomínio de céu limpo, sem chuva e com temperatura mínima de 13 graus. Portanto, levem agasalhos e pequenos lanches (barras de cereais, etc).


Aguardamos os amantes do céu amanhã a noite no BREU!


Abraços

Um comentário:

Dr.Átila-Dentista disse...

Parabéns ao Gedal!!!
Jovens conduzindo com comprometimento e brilhantismo a divulgação da paixão pela astronomia- na minha opinião, mais importante que a disciplina em si, dados os valores que se agregam às pessoas que são tocadas dessa forma.
Só uma observação:
Talvez fosse interessante, na próxima divulgação, adicionar as coordenadas geográficas do BREU para facilitar ainda mais o acesso (GPS).
Mais uma vez, parabéns a todos vocês. (Ah, se existisse isso quando eu era jovem...rssss)