sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atividades astronômicas neste sábado, no Observatório Astronômico da UEL

Neste sábado, dia 28 de maio de 2011, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina - UEL) estarão realizando mais um encontro do projeto "Mostra Cosmos", coma exibição de dois episódios da famosa série de Carl Sagan, e duas palestras sobre os temas dos episódios.

Devido ao grande sucesso de público (inicialmente para 30 vagas, mas já com 60 inscritos!!), foi aberta mais uma turma. Com isto, temos mais 20 (vinte) vagas disponíveis.

As atividades começarão às 14 horas, no Observatório Astronômico e no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (no campus da UEL, atrás do Colégio de Aplicação - veja o mapa neste link: http://astronomogedal.multiply.com/photos/album/44/44#photo=4).

As inscrições extras (20 vagas) serão feitas no local, a partir das 13:30, ao custo de R$5,00.

Os episódios que serão apresentados neste sábado, e seus respectivos palestrantes são:

- "Os segredos de Marte": Prof. Dr. Ivan Gláucio Paulino de Lima, professor do departamento de Biologia da UEL e coordenador da área de Astrobiologia.

- "A Saga dos Viajantes": bacharelando Renal Alves de Oliveira, estagiário do MCTL/Observatório Astronômico e coordenador da área de Observação Astronômica do GEDAL.

As atividades encerram-se às 18 horas, com posterior observação do céu com telescópios.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail grupogedal@gmail.com

domingo, 22 de maio de 2011

Resultado da observação deste domingo: SUCESSO!!!!



Foi uma loucura a observação deste domingo, junto com o pessoal do curso Sigma, no centro de Londrina. Quase 300 alunos participaram das atividades!!

A observação começou por volta das 05:15, com a Lua, nosso belo satélite natural, que sempre encanta com suas inúmeras crateras. Ainda mais sendo observada com um telescópio newtoniano "Made in Sandro Coletti" de 200mm, e com uma ocular de 2" e 80° de campo de visão. Um show!

Logo depois, mais equipamentos montados, ocupando o estacionamento do Sigma, o pátio em frente ao curso e na esquina, cerca de 30 metros abaixo.

Júpiter, com suas 4 grandes luas galileanas e suas faixas deixou todos impressionados com sua beleza. E ninguém desistia das filas para poder observar o gigante do Sistema Solar.

Mais abaixo no firmamento, Vênus, Marte e Mercúrio mostravam uma bela conjunção planetária.

No final, a empolgação foi tanta que nem deu tempo de observar Urano!

Com o raiar do dia, observação do Sol pro projeção, aproveitando para observar o disco solar com uma pequena mancha, quase no centro do "Astro Rei".





Depois disso, excelentes palestras com os professores do Sigma: Mendonça - História da Astronomia, e Leandro "Burlinha" - Corrida Espacial.


Do GEDAL / MCTL-UEL, estiveram presentes Ferdinando, Miguel, Renan e Saulo. Do Sigma, os professores Mendonça e Leandro "Burlinha", idealizadores do evento "Sigma na Madrugada". Segundo os professores, mês que vem tem mas! Até lá!!


sábado, 21 de maio de 2011

Na manhã deste domingo, dia 22 de MAIO, alunos do curso Sigma irão participar de uma atividade diferente:

levantar bem cedo para observar um alinhamento de 5 planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Urano, es

te último visível somente com telescópios (veja ao lado a posição dos planetas no horizonte Leste).

Além dos planetas, será observada a Lua e, com o início da manhã, será realizada uma observação do

Sol com métodos seguros, para que os alunos possam descobrir mais sobre os astros do Sistema Solar, como parte do projeto “Sigma na Madruada”.


Após a observação, os alunos irão participar de plantão com professores do curso (Mendonça e Leandro), que irão abordar fatos históricos da Astronomia e da Corrida Espacial.


A observação será em frente ao Curso Sigma, na Rua Fernando de Noronha, 77, no centro de Londrina, e irá começar às 05:30, com término previsto para as 07:30. A observação é aberta às pessoas da comunidade que também queiram participar, sem qualquer custo ou necessidade de inscrição prévia.


O GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) irá participar do evento, apoiando a realização com telescópios e monitores para esclarecer dúvidas dos alunos.


O público previsto é de 300 (trezentos) alunos.


Maiores informações com Prof. Mendonça (43) 8405-7393.