quinta-feira, 22 de março de 2012

Carta de agradecimento - prêmio Nossa Gente de Londrina

Miguel Moreno e Ferdinando Zapparoli com o certificado de finalista do prêmio Nossa Gente de Londrina / Jornal de Londrina



Na noite desta quinta-feira o GEDAL esteve presente na entrega do Prêmio Nossa Gente de Londrina – Jornal de Londrina, concorrendo na categoria “Tecnologia e Pesquisa”.


Infelizmente, não saímos vencedores. Este mérito coube ao Prof. José Lopes, professor recém aposentado da UEL e que criou o projeto “Plano de Vigilância e Controle do Aedes aegypti”, que vem contribuindo (e muito) no combate à dengue em Londrina e região. Nossos parabéns ao Prof. José Lopes.


Mesmo não saindo como vencedores, sentimo-nos plenamente vitoriosos pela indicação a este prêmio, que contou com mais de 68.000 votantes!


Nestes 13 anos de existência, o GEDAL firmou-se como um grupo extremamente atuante na divulgação da Astronomia. Dezenas de milhares de pessoas puderam observar o Cosmos através de nossos telescópios, ou aprender um pouco mais sobre este Universo fascinante em nossas palestras e cursos.


Se hoje somos “grandes” e dignos de concorrer a este prêmio, é porque soubemos superar todas as dificuldades que enfrentamos nestes anos, e não foram poucas!


O GEDAL é o resultado do trabalho conjunto de muitas pessoas. Muitas não fazem mais parte do grupo: passaram, deram suas contribuições e seguiram caminhos diversos. Outros tantos surgiram pelo caminho, e estão até hoje conosco, ajudando o GEDAL a crescer cada vez mais. Nominar todos aqueles que foram importantes nesta caminhada seria impossível, mas alguns agradecimentos são imprescindíveis.


Sem a ajuda da imprensa, nosso grupo seria grande. Mas, graças ao apoio irrestrito dos meios de comunicação no decorrer desta mais de uma década, somos muito maiores. Nossa relação estreita com a mídia é fruto de uma semente lançada por minha irmã, Márcia Moreno Negrão, assessora de imprensa da Sercomtel e que, desde o início, nos mostrou como a imprensa pode e dever ser uma grande aliada na divulgação de iniciativas como a do GEDAL.


Outro agradecimento se deve ao fato de que o GEDAL, como um grupo de entusiastas e voluntários, sempre teve dificuldade em questões relacionadas à logística e instrumentação, e precisávamos de uma solução para isso. Mas este cenário sofreu uma grande mudança quando, em novembro de 2.006, por ocasião da observação do Trânsito de Mercúrio, iniciamos uma espécie de “casamento” com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), um órgão da UEL voltado à difusão da Ciência. Graças à determinação do nosso amigo Ferdinando Zapparoli, físico do MCTL, conseguimos “vender” esta ideia, que foi muito bem recebida pelo Prof. Sérgio Arruda, coordenador do MCTL. Nestes 6 anos de parceria, tivemos um salto gigantesco na nossa capacidade de atendimento e de divulgação da Astronomia.


Não posso deixar de agradecer também à minha esposa, Lislayne, minha companheira desde o início do GEDAL, sempre ao meu lado em todos os momentos, principalmente os mais difíceis, e que agora me presenteia com mais um membro para o grupo, nossa primeira filha, Nicolly, que deverá começar a observar o céu em meados de agosto.


Agradeço também a todos que votaram no GEDAL neste prêmio. Muito obrigado por apoiarem nossos ideais. Como diria Raul Seixas, “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Muito obrigado por tornarem este sonho possível.


Por fim, meus agradecimentos à Construtora Vectra pelo apoio a este prêmio, e ao Grupo Paranaense de Comunicação, em especial à equipe do Jornal de Londrina,

presente conosco desde nossa primeira atividade, a observação da chuva de meteoros dos Leonídeos, em novembro de 1.999.


Certo estava Olavo Bilac, ao escrever sobre a observação do céu e das estrelas: “Amai para entendê-las / Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas”.


Muito obrigado a todos.


Miguel Fernando Moreno

Presidente do GEDAL

Nenhum comentário: