quarta-feira, 21 de março de 2012

Observação astronômica neste sábado

Olá

Neste sábado, dia 24 de março, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o Observatório Astronômico da UEL / Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL-UEL) estarão realizando uma Observação Astronômica ABERTA AO PÚBLICO!

A observação será realizada no final da Estrada do Limoeiro.

Para chegar ao local, basta seguir pela Av. Salgado Filho (que "se transforma" na Estrada do Limoeiro) e, após o Tiro de Guerra, percorrer 12km. A estrada asfaltada acaba numa espécie de grande "pátio", de onde saem duas estradas rurais ("de terra"). A observação será realizada neste pátio. Ou seja, basta seguir pela Av. Salgado Filho e depois pela Estrada do Limoeiro. Tome cuidado com a estrada. A partir de certo ponto ela fica bem estreita e, ao cruzar com outro veículo na direção contrária, cada um deve ir um pouco para o acostamento. Veja no site http://astronomogedal.multiply.com/photos/album/48/BREU#photo=1 uma imagem via satélite do local.

Nesta observação teremos vários telescópios à disposição de todos os interessados. Vale dizer que os maiores equipamentos da região norte do Paraná estarão no local! Dois telescópios de 300mm e um de 250mm de abertura. Além de vários outros, à disposição de todos!

Haverá uma "caravana" saindo da Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, às 18:30.

Neste sábado iremos observar Vênus e Júpiter, no início da noite. Com o cair da noite, teremos Marte e Saturno, com seu belíssimo sistema de anéis. Além destes planetas, observaremos vários outros astros, como aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e, para aqueles que quiserem fazer seus pedidos, sempre é possível observar várias estrelas cadentes (meteoros) durante uma noite de observação.

Participe e chame seus amigos e familiares.

Lembramos que o local é basicamente um grande "pátio", ou seja, cada um deve levar sua bebida e/ou comida. Recomendamos também que se leve um agasalho, caso fique mais frio com o passar das horas.

ATENÇÃO: Caso esteja CHOVENDO ou BEM NUBLADO, NÃO haverá a observação.

Para maiores informações, entre em contato com o GEDAL (grupogedal@gmail.com) ou pelos 9962-9996 (Tim) / 8415-8755 (Oi), com Miguel.

Grande abraço

Miguel F. Moreno

Um comentário:

Déia Martini disse...

Muito obrigada por esta oportunidade!