terça-feira, 22 de abril de 2008

Conjunção entre a Lua e Júpiter – Observação no BREU

Neste sábado, dia 26 de ABRIL, teremos uma conjunção entre a Lua e Júpiter.

O termo “conjunção” se refere ao fato de que, vistos da Terra, dois ou mais corpos celestes PARECEM estar alinhados e bem próximos entre si. Note que eles PARECEM estar próximos. Na verdade, as distâncias são gigantescas!

Neste sábado, teremos este fenômeno envolvendo nosso satélite natural, a Lua, e o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter.

Na ocasião, os dois astros estarão, em nosso céu, separados por cerca de 2,5º, ou o equivalente a 5 “Luas Cheias”.

A imagem acima mostra como veremos os astros, à meia-noite entre sábado e domingo.

Com uma maior aproximação, vemos, ao lado, a separação entre os dois corpos de forma mais nítida.

Além da conjunção, estaremos observando os planetas Marte e Saturno, além de inúmeras galáxias, nebulosas e diversos aglomerados estelares.

Para acompanhar o fenômeno (e finalmente estrear o novo telescópio recentemente adquirido pelo MCTL), o GEDAL e o MCTL estarão realizando uma sessão de observação astronômica no BREU (Base Reservada de Estudos do Universo). O nome pode parecer “pomposo”, mas se refere ao final da Estrada do Limoeiro.

Chegar ao BREU é bem simples: siga pela Av. Salgado Filho (atrás do Aeroporto de Londrina) e, a partir do Tiro de Guerra, conte 11,7km. Ao final do trecho asfaltado da Estrada do Limoeiro, a estrada que é bem estreita forma uma espécie de “balão”, utilizado pelos ônibus de transporte coletivo para fazer o “retorno”. É justamente neste “balão” onde montamos os equipamentos. Depois deste local, a estrada se divide em duas, ambas de terra. Ao lado, uma imagem obtida pelo Google Earth do BREU. Note que, ao lado do “balão” há um campo de futebol.

Abaixo, para uma melhor compreensão, uma outra imagem do Google Earth, mostrando o trajeto desde o Tiro de Guerra até o BREU. São quase 12km de estrada totalmente asfaltada. A partir do km 5, aproximadamente, a estrada passa a ter apenas uma única faixa de rolagem, ou seja, dirija com cuidado e, em caso de cruzar com outro veículo, utilize o acostamento do seu lado para permitir que os dois veículos passem pela estrada.

Nos encontraremos no BREU a partir das 21 horas. Para quem quiser ir em “caravana”, alguns membros do GEDAL e do MCTL estarão se encontrando na Praça Nishinomiya, ao lado do trailer do “Jaime Lanches” a partir das 20 horas, saindo de lá, rumo ao BREU, às 20:30.

Em caso de dúvidas ou para maiores informações, entre em contato com o GEDAL pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo telefone (43) 9962-9996 (Miguel), ou com Ferdinando, do MCTL, pelo e-mail ferdinando@uel.br ou pelo (43) 3371-4728 / 9972-3042.

Nenhum comentário: