quarta-feira, 9 de abril de 2008

De Olho No Céu

2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada terá até sorteio de telescópio


Na noite deste sábado, dia 12 de abril, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estarão participando da 2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada, a partir das 19 horas, na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina.

Este evento foi idealizado pelo grupo Sidewalk Astronomers (“Astrônomos de Calçada”), fundado em 1.968, na Califórnia, pelo astrônomo amador John Dobson, mundialmente famoso por ter inventado um telescópio de construção fácil e barata, chamado, em sua homenagem, de “telescópio dobsoniano”.

A 2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada busca reunir grupos de Astronomia em todo o mundo, com o objetivo de divulgar a observação do céu em sua forma mais direta e pura: a observação telescópica. Para isto, o GEDAL e o MCYL estarão reunidos na noite deste sábado, a partir das 19 horas, na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, com vários telescópios montados à disposição do público, e também relaizando várias palestras com temas relacionados à observação astronômica.

O evento realizado em Londrina e demais cidades do Paraná (Curitiba e São Mateus do Sul) também fazem parte das comemorações do “Ano Internacional da Astronomia”, que ocorrerá em 2.009.

Nesta noite, a observação dará ênfase à Lua (com suas crateras e montanhas) e Saturno (com seu belíssimo conjunto de anéis)

Sorteios

O GEDAL e o MCTL estarão sorteando diversos brindes nesta noite, tais como CD-ROM, pôsteres e adesivos da NASA (Agência Espacial Norte Americana) e ESA (Agência Espacial Européia). Além destes brindes, haverá o sorteio de um telescópio.


Telescópios

Neste sábado, o GEDAL e o MCTL estarão realizando a “primeira luz” de seu mais novo telescópio. A “primeira luz” é estréia do equipamento. Trata-se de um telescópio dobsoniano (do mesmo modelo daquele criado pelo John Dobson), com altíssima qualidade de imagem, construído por um dos maiores especialistas do Brasil na construção de telescópios, Alissandro Coletti, de Curitiba. Além deste equipamento, outros seis telescópios serão levados ao local pelos grupos.

Fica o convite a todos aqueles que têm telescópios em suas casas, independentemente de tamanho ou qualidade, ou mesmo que não saiba manuseá-lo adequadamente, para que leve seu equipamento para a Praça Nishinomiya, onde haverá monitores para auxiliar na montagem e utilização destes equipamentos. O Objetivo é reunir o maior número possível de telescópios


Paraná

Além de Londrina, estarão participando das atividades da 2ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada os seguintes grupos:

- Grupo Arte Com Ciência
São Mateus do Sul, no Posto Castrovel, centro da cidade, a partir das 19 horas. z

- CAUTEC e CACEP
Curitiba, no Relógio das Flores, no Centro Histórico de Curitiba, a partir das 19 horas.




Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail grupogedal@gmail.com ou pelo telefone (43) 9962-9996.

Nenhum comentário: