sexta-feira, 9 de maio de 2008

Participe do projeto SETI@Home e concorra a prêmios da NASA e da ESA


Não sei se todos conhecem, mas há um projeto bem "grande", chamado "SETI", abreviação do inglês para "Busca de Inteligência Extra-Terrestre". É o projeto que aparece no filme "Contato", com a atriz Jodie Foster, baseado na obra homônima do Carl Sagan. Este projeto consiste em se captar sinais de rádio vindos do espaço através de grandes radiotelescópios, que são como "antenas parabólicas gigantes". Os dados são então submetidos a uma série de análises através de softwares que buscam indícios de sinais "não naturais", ou seja, sinais vindos de uma outra civilização no Universo! Os dados, em sua maioria, são oriundos do Radiotelescópio de Arecibo, o maior do mundo, com mais de 300m de diâmetro.

Mas há um grande problema: é muito dado para pouco computador do SETI processar! Assim, há alguns anos atrás, criaram um programa chamado SETI@Home, que era um screensaver que você instalava no seu computador e, quando este estava ocioso, fazia o download de pequenos pacotes de dados do SETI, analisava-os e enviava os resultados para a "central". Foi um sucesso absoluto, com milhões de usuários em todo o mundo. Hoje, o projeto não utiliza mas aquele velho screensaver. Atualmente, o SETI@Home é "rodado" num programa chamado "BOINC", desenvolvido na Universidade de Berkeley. Este programa permite que você "trabalhe" para os mais variados projetos. Para entender melhor, leia o texto da página http://www.setiathome.com.br/grupos/setibr/oquee.htm Gostaria de indicar a todos o download deste programa, e que participem dos projetos. Não custa nada! O computador não vai ficar mais "lerdo" por causa do BOINC. Ele se vale da capacidade ociosa do computador, ou seja, aquela capacidade que você NÃO está utilizando! E você pode instalar o programa em vários computadores diferentes e utilizar o seu cadastro, de modo que você terá várias máquinas somando créditos para a SUA conta! Para baixar o BOINC, acesse o site http://boinc.berkeley.edu/download.php, em português! Depois de instalado o programa, quando você tiver que digitar o site do projeto do qual irá participar, digite http://setiathome.berkeley.edu/ . Para quem quiser, este também é o site do projeto SETI@Home. Agora que você já é um colaborado do SETI@Home, queria pedir uma coisa: nós do GEDAL temos um "grupo" de análise, que consiste no fato de que os seus "créditos", ou seja, os dados que você processa, além de computarem para a sua conta particular, também serão somados ao GEDAL@Home. O endereço do grupo é http://setiathome.berkeley.edu/team_display.php?teamid=115924 . Hoje, estamos com mais de 60.000 unidades de crédito contabilizadas!
"Mas, o que eu GANHO participando disso??"Primeiramente, você ganha a satisfação de estar participando de um dos maiores projetos de cooperação científica de todos os tempos. E, se você se juntar ao grupo GEDAL@Home estará concorrendo a brindes!! Isso mesmo!! Estaremos sorteando todos os meses, desde abril, dois associados do GEDAL@Home, que ganharão "kit's" com CD-ROM, adesivos e pôster da NASA (Agência Epacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Européia). Os prêmios serão assim distribuídos:- 01 kit com 01 CD-ROM, 02 adesivos e 01 pôster para o associado que processar o maior número de créditos durante o mês;- 01 kit com 01 CD-ROM, 02 adesivos e 01 pôster para um associado ATIVO (será considerado "ativo" o associado que processar qualquer quantidade de crédito durante o mês), escolhido através de SORTEIO. O associado que processar o maior número de créditos e, portanto, ganhar um dos kit's, não concorrerá ao segundo kit sorteado. Hoje, nossos créditos estão se aproximando dos 65.000. Quando alcançarmos a cifra de 100.000 unidades de crédito analisadas e seus múltiplos (200, 300, 400 e 500 mil), teremos sorteios "especiais", premiando mais dois associados, independentemente do sorteio mensal, da seguinte forma: - 02 kit's com 01 CD-ROM, 02 adesivos e 01 pôster para dois associados ATIVOS (serão considerados "ativos" os associados que processarem qualquer quantidade de crédito durante o período necessário a se atingir os valores de 100.000 unidades de crédito e seus múltiplos), escolhidos através de SORTEIO. Todos os associados concorrerão a estes prêmios, inclusive aqueles que tenham sido premiados no sorteio mensal ou pelo seu total de processamento no mês.Neste início de maio, já tivemos 4 associados premiados (2 com os prêmios "mensais" e 2 nos sorteios referentes á meta de 50.000 unidades, atingida neste mês de abril) Lembre-se da fazer o cadastro no GEDAL@Home com o seu nome, e manda um e-mail para "grupogedal@gmail.com" informando seus dados como nome completo, e-mail e "nome" no GEDAL@Home, para que possamos identificá-lo corretamente quando você for premiado!Em caso de dúvidas, por favor, entrem em contato conosco.

Nenhum comentário: